Reino das Leituras,  Resenha

Jogos Vorazes, Suzanne Collins

Panem, distritos, Capital e Jogos Vorazes. Nessa distopia temos muitas informações para assimilar. E, apesar das diferenças, é incrível como podemos fazer paralelos com a nossa realidade.

Essa foi a segunda leitura do nosso clube Reino das Leituras.

  • Se você tiver interesse em participar pode comentar aqui ou mandar direct no instagram.

Sinopse

“Na abertura dos Jogos Vorazes, a organização não recolhe os corpos dos combatentes caídos e dá tiros de canhão até o final. Cada tiro, um morto. Onze tiros no primeiro dia. Treze jovens restaram, entre eles, Katniss. Para quem os tiros de canhão serão no dia seguinte?…

Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital.

Uma das formas com que demonstra seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte!

Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar.

Vinda do empobrecido Distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil.

Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado.

Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre.

Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?”

Resumo

A história de Jogos Vorazes se passa em um futuro pós apocalíptico em que 12 distritos são governados (com mão de ferro) pela Capital.

A narração é em primeira pessoa, do ponto de vista de Katniss Everdeen, então vemos bastante de sua relação com Gale (seu melhor amigo), sua irmã Prim, a mãe e sua luta para sobreviver em condições desesperadoras no Distrito 12 onde ela vive.

Esse sistema de governo teve início 74 anos atrás, após uma rebelião em que o Distrito 13 foi destruído e os 12 restantes passaram a ser punidos como forma de lembrar a força e poder da Capital.

Então foi instituído um evento, chamado Jogos Vorazes, para manter essa memória viva. A cada ano, os 12 distritos devem enviar um menino e uma menina para combaterem em uma arena até a morte, somente um pode sobreviver.

Esses jovens são escolhidos “aleatoriamente” em um evento chamado Colheita, em que jovens com idades entre 12 e 18 anos são sorteados.

Aleatoriamente entre aspas pois os jovens podem escolher colocar seus nomes mais vezes para o sorteio em troca de comida. Então, em um distrito faminto, alguns têm muitos mais chances de ser “escolhidos” que outros.

Porém, nessa história, a sorteada acaba sendo Prim, a irmã de Katniss, que tem apenas 12 anos e se inscreveu pela primeira vez na Colheita. Então Katniss se voluntaria para substituir a irmã.

Assim, passamos a acompanhar o treinamento de Katniss e Peeta (o tributo masculino escolhido), a entrada na arena e um ato de confronto à Capital.

Opinião

Jogos Vorazes é um livro muito interessante pois além de entreter nos faz refletir. E é impressionante como podemos traçar paralelos com a nossa realidade.

Pensar em algo como a realização de um Jogos Vorazes na vida real parece absurdo e impossível, mas nesse livro vemos como tudo é feito e como a parte não afetada (os habitantes da Capital) se acostumaram a enxergar isso como um show televisivo.

Tudo é transmitido em grande destaque pela mídia, cercado de flashes e eventos caricatos para maquiar uma realidade absurda e fazer parecer um reality show de ação. Assim, a população não enxerga o horror do assassinato de 23 jovens anualmente transmitido pela TV, tudo faz parte do show.

Mais um fato a destacar é o nome do país: Panem. Esse nome provém da expressão “Panem et Circenses”, por aqui conhecido como política do pão e circo. Nos remete também aos “shows” sangrentos em que gladiadores lutavam pela vida enquanto eram assistidos pela população no antigo Império Romano.

Essa estratégia é usada para entorpecer e alienar a população para que não enxergue a realidade.

O que nos faz pensar “o que está sendo o nosso pão e circo atualmente?”.

Esse somente o início da saga, já li essa história antes, então sei bem o que vem pela frente. Mas, mesmo a partir da leitura somente desse primeiro livro, já posso dizer que “Jogos Vorazes” marca o início de uma saga promissora.

A autora descreveu muito bem os personagens e soube levar a narrativa de forma a despertar curiosidade e empatia.

Já estamos lendo a continuação, “Em chamas“, no clube. Então, em breve, teremos a resenha por aqui também.

Fique de olho!

Informações sobre Jogos Vorazes

Autora: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Nota: 5/5
Disponível na Amazon

Beijos e até mais <3

Aproveita e me acompanha nas redes sociais:

5 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *