Resenha

Billy Summers, Stephen King

Billy Summers é um livro bem diferente de tudo que já li do Stephen King. Não há elementos sobrenaturais e dessa vez o autor traz um romance policial com uma pitada de suspense.

Sinopse

Billy Summers é o homem com a arma; um assassino de aluguel e um dos melhores atiradores do mundo. Mas ele tem um critério: só aceita o serviço se o alvo for realmente uma pessoa ruim.

Agora, Billy quer se aposentar, mas antes precisa realizar um último trabalho. Veterano da guerra no Iraque e um mágico quando se trata de desaparecer depois do crime, o hábil assassino tinha tudo planejado. Então, o que poderia dar errado?

Basicamente tudo.

Quando Billy se acomoda em uma cidadezinha do interior, disfarçado como um escritor tentando superar um bloqueio criativo enquanto espera seu alvo ser transferido para julgamento, ele não imagina a trama de traições, perseguições e vingança que o aguarda.

Billy Summers

Billy é um ex-soldado da Marinha que esteve no Iraque, onde aprendeu a atirar e descobriu que esse era seu grande talento. Então, ao sair da Marinha, ele se tornou um atirador profissional, um matador de aluguel.

Mas Billy tem uma exigência para aceitar o serviço: ele só mata pessoas más.

Uma característica muito interessante de Billy é o personagem que ele criou para negociar com seus empregadores. Ele chama esse personagem de “eu burro” e, como se pode imaginar, Billy finge ser menos inteligente do que realmente é. Então ele finge demorar a entender o que falam, se comunica usando palavras erradas, só lê quadrinhos e às vezes até fica um pouco de boca aberta olhando o além como se não tivesse entendido nada haha.

No entanto, Billy é bastante esperto, inteligente e culto. Lê clássicos e tem conhecimentos sobre vários assuntos. Observar essa encenação acaba sendo bem interessante.

Depois de alguns anos no ramo, Billy deseja se aposentar e aceita um último serviço, um pelo qual ele vai receber o maior pagamento da sua vida: 2 milhões de dólares!

Mas é claro que sendo o último e o mais caro esse serviço não seria tão simples…

Histórias paralelas

O homem que Billy irá matar dessa vez está preso e só há uma chance de efetuar o disparo, mas para isso o atirador vai precisar aguardar por essa oportunidade que ocorrerá quando o alvo for transportado para o julgamento, uma data que está sendo mantida em sigilo. Enquanto espera, Billy assume o papel de um autor que se isola em uma pequena cidade a fim de se dedicar à escrita.

Então, em ‘Billy Summers’, temos um livro dentro de outro livro. Isso porque Billy acaba aproveitando o tempo de espera antes do trabalho para realmente escrever. E o tema escolhido para o livro é a sua própria história de vida.

Essa característica torna a narrativa bastante interessante porque a jornada do Billy Summers até chegar ao ponto de se tornar um assassino de aluguel é forte e digna de ser contada. Ao mesmo tempo, a história se passando no presente é igualmente interessante e deixa o leitor ansioso para saber o que acontece em seguida (em ambas as histórias rs).

As amizades de Billy Summers

Outro destaque dessa história fica por conta dos relacionamentos de amizade que Billy acaba construindo enquanto espera pelo momento de concluir o serviço.

Para manter a aparência de normalidade do seu disfarce, ele tem que fingir fazer amizade com os vizinhos, parecer alguém normal e não um assassino de aluguel.

Mas os vizinhos acabam por conquistar Billy, principalmente as crianças da vizinhança. E, o que era fingimento, acaba sendo verdade para ele. Então, quando é preciso partir e revelar quem ele realmente é, tudo se torna mais difícil.

Há uma outra amizade que surge no decorrer da história. Uma pessoa aparece de uma forma totalmente inesperada e se torna muito importante para o Billy e para a história (inclusive para o desfecho).

Conclusão

Billy Summers é um livro que conta a história de um assassino de aluguel, mas também é um livro sobre escrita e histórias.

Acompanhar a experiência do Billy se tornando escritor contando sua própria história e a reação do próprio Billy a essas histórias é interessante e me fez lembrar o quanto é bom escrever, mesmo sem intenção de publicar, funciona como uma terapia.

Também é uma história de ação (não tão eletrizante) e com um mistério durante a maior parte da história, o que nos deixa cheios de curiosidade para descobrir o que vai acontecer e quem está por trás de tudo.

A única coisa de que senti falta foi ver um pouco da história do Billy atuando como assassino de aluguel em outros momentos. A história que ele conta acaba não mostrando essa parte.

Fora isso, recomendo demais a leitura!

Informações sobre Billy Summers

Autor: Stephen King
Tradutora: Regiane Winarski
Editora: Suma
Título original:
Ano de publicação: 2021
nº de páginas:472
Disponível na Amazon.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *