Resenha

Balada dos rockeiros mortos e anjos caídos, Marcia Kupstas

Balada dos rockeiros mortos e anjos caídos é o mais recente lançamento da autora Marcia Kupstas. A autora conta com mais de 35 anos de carreira e diversos livros publicados.

Minha história com a autora é antiga, li alguns de seus livros na minha adolescência e sua escrita me marcou. Sendo assim, fiquei extremamente feliz ao ser selecionada para a parceria para divulgação do livro Balada dos rockeiros mortos e anjos caídos.

Você pode conferir essa resenha em vídeo no canal:

Mas não deixe de conferir aqui a resenha completa por escrito!

Resenha de Balada dos rockeiros mortos e anjos caídos

Primeiro ponto a ser destacado: boa parte da história se passa em Portugal e o livro é escrito em português de Portugal, o que é um pouco diferente. Explico melhor mais pra frente.

Acompanhamos a história de Renata, uma adolescente um tanto quanto dispersa da realidade. Ela ouve uma explicação e se torna fanática pela teoria de mundos paralelos e tudo que pode acontecer nesses mundos.

Ela mora com o pai, Henrique, que se esforça para cuidar bem da filha e suprir a falta da mãe. No entanto, também tem seus problemas e é alcóolatra, o que torna a convivência entre eles bastante complicada.

Em um dia que inicia com uma discussão entre pai e filha o “anjo” aparece nessa história. Graças a tia que paga por seus estudos, Renata estuda em uma boa escola, com colegas com uma boa condição financeira. Uma dessas colegas a convida para um show de covers de antigos astros do rock.

Renata ama o rock de antigamente e, apesar de ter insegurança quanto ao que terá que fazer para assistir ao show, acaba aceitando.

Na balada, ela encontra dificuldades para desempenhar a tarefa que lhe foi dada como pagamento pelo ingresso. É então que o “anjo” Fábio a encontra e ajuda.

Confesso que aqui fui surpreendida. O anjo a que ela se refere é como se ela encontrasse em Fábio a representação do anjo que ela imaginou em seus mundos paralelos.

Fábio é um artista de 57 anos que vê uma menina com problemas na balada e a ajuda. O que não imaginava era que a adolescente iria aparecer na porta de sua casa alguns dias depois dizendo que queria ser sua pupila e aprender arte com seu anjo.

Ele acaba por aceitar e até se entusiasmar com a ideia de inspirar alguém, mas logo podemos perceber que Renata não queria aprender a desenhar. A menina se apaixonou pelo anjo e usa as aulas como desculpa para estar perto dele.

Quando percebi esses sentimentos dela, fiquei um pouco preocupada com o que iria acontecer. No entanto a autora soube retratar muito bem esses acontecimentos, tanto do ponto de vista da Renata quanto do Fábio.

Algo muito legal é que a autora descreve muitos pontos turísticos de Lisboa e menciona arte, obras, músicas o que para mim deu todo um charme à história.

Há uma certa passagem de tempo na história e acompanhamos o crescimento de Renata, e o melhor: sua descoberta como artista (serviram para alguma coisa as aulas com o anjo rs), uma arte diferente da de Fábio e que eu já tinha adivinhado logo no começo!

Como eu disse lá no início, o livro é escrito em português de Portugal, o que imagino que para alguns possa ser complicado. Confesso também que no início da leitura senti um desconforto por não entender algumas palavras e expressões principalmente. No entanto, ao avançar na leitura me habituei e sinceramente gostei de conhecer palavras e expressões que não usamos aqui.

Acredito que essa diferença na linguagem tornou o livro mais rico e realista, afinal de contas a história se passa em outro país. Resumindo, gostei bastante e fiquei feliz com a chance de aprender palavras e expressões. Foi brutal!

Quotes de Balada dos rockeiros mortos e anjos caídos

Informações

Autora: Marcia Kupstas (você pode encontrá-la no Instagram)
Editora: Chiado
Nota: 4/5
Onde encontrar: Amazon


Página da autora na Amazon

Você já conhecia a autora?

Para ver outras resenhas feitas aqui no blog clique aqui.

Beijos e até mais!

11 comentários

  • Liv Resenhas Caóticas

    Não gosto muito de romances e a diferença de idade dos personagens me incomoda bastante. Mas eu gosto de rock e acho sensacional livros que nos permitem viajar para outras cidades e países, inclusive mundos paralelos, isso me desperta bastante curiosidades em relação a leitura. Parabéns pela resenha!
    Abraços,
    Liv

    • Carol Cavalcanti

      Essa diferença de idade me incomodou um pouco quando entendi que ela estava interessada nele, mas não acontece nada entre eles, então não chegou a ser chocante. Ficou só na imaginação dela.
      A parte de conhecer outros lugares também é o que mais me encanta!

  • Aruom Fenix

    Nunca tinha ouvido falar do livro, mas já o titulo me chamou a atenção. Acho que nunca li nenhum que estivesse em português de Portugal parece ser uma experiencia muito interessante !

    Adorei o Post !

    Bjs Aruom Fenix
    Blog:leiturasdearuom.blogspot.com

    • Carol Cavalcanti

      Tem razão! Acho que todas as línguas tem suas peculiaridades e o Brasil ainda tem uma grande variedade linguística dentro do próprio país, né?
      Algumas expressões me deixam confusa também rs
      Obrigada por assistir e fico feliz que tenha gostado ❤️

  • Fê Akemi

    Eu não conhecia e pareceu ser uma história envolvente. Gostei muito que traz partes de Lisboa, acho tão legal isso e eu morro de curiosidade.
    Interessante também ser em português de Portugal, nunca li dessa forma.

    bjs

  • Debora Sapphire

    Achei sensacional que você tenha gostado bastante de ler o livro e ainda ter ficado feliz em aprender novas palavras e expressões no processo de leitura. Ótimo mesmo esse lançamento recente da autora. Gostei muito de conhecer melhor esse livro!😊 Pareceu que vai nos proporcionar uma experiência e tanto.

    • Yohanna Lira

      Não li nada da autora mas fiquei curiosíssima com esse enredo! Sua resenha me deixou com vontade de ler. Já quero embarcar nessa história! Fora que esse negócio de estar em. Português de Portugal já me deixou mais animada!
      Beijos

  • Ana Claudia Soriano de Angelo

    Amiga, que belo e intenso romance é esse?? E que resenha completa! Nossa, Deus até vontade de ler! Fiquei intrigada também por suas colocações no canal! Tenho vivido nessa vibe, assim como você, de Booktuber, sabe bem como é? Vou dar um jeitinho de passar por lá! Bjsss

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *