Reino das Leituras,  Resenha

A paciente silenciosa, Alex Michaelides

A paciente silenciosa tem nome: Alicia, uma mulher que não fala com ninguém desde o dia que matou o marido. Mas por que ela não fala? Por que ela matou o marido? O que aconteceu naquele dia?

Sinopse

Alicia Berenson tinha uma vida perfeita. Ela era uma pintora famosa casada com um fotógrafo bem-sucedido e morava numa área nobre de Londres que dá para o parque de Hampstead Heath.

Certa noite, Gabriel, seu marido, voltou tarde para casa depois de um ensaio para a Vogue, e de repente a vida de Alicia mudou completamente…

Alicia tinha 33 anos quando deu cinco tiros no rosto do marido, e ela nunca mais disse uma palavra.

A recusa de Alicia a falar ou a dar qualquer explicação transforma essa tragédia doméstica em algo muito maior ― um mistério que atrai a atenção do público e aumenta ainda mais a fama da pintora.

Entretanto, enquanto seus quadros passam a ser mais valorizados que nunca, ela é levada para o Grove, um hospital psiquiátrico judiciário na zona norte de Londres.

Enquanto isso, Theo Faber é um psicoterapeuta forense que espera há muito tempo por uma oportunidade de trabalhar com Alicia. Ele tem certeza de que é a pessoa certa para lidar com o caso.

No entanto, sua determinação para fazê-la falar e desvendar o mistério de por que ela atirou no marido o arrasta para um caminho tortuoso que sugere que as raízes do silêncio de Alicia são muito mais profundas do que ele jamais poderia imaginar.

Porém, se ela falar, ele será capaz de ouvir a verdade?”

Resumo

Em A Paciente Silenciosa encontramos um mistério que tem como ponto central a personagem Alicia Berenson, que alguns anos atrás assassinou o marido e depois disso nunca mais disse nenhuma palavra.

Então, um psicoterapeuta fascinado pela sua história decide tentar ajudar Alicia, para que ela volte a falar e possa explicar o que aconteceu e por que ela fez o que fez. Ou não fez.

Opinião

A paciente silenciosa é um livro narrado em primeira pessoa pelo psicoterapeuta Theo, alternando com alguns capítulos de um diário escrito pela própria Alicia, assim temos a impressão de que estamos indo e voltando no tempo.

Com Alicia contando o passado e Theo, o presente. Então, quando chegamos à revelação final, vemos como o autor foi muito inteligente ao fazer isso.

Os capítulos são curtos e eu tenho gostado disso pois a leitura parece ser mais rápida. Acho que é porque posso dar aquela desculpa “esse capítulo é curtinho, vou ler só mais esse” e quando vejo já li mais cinco haha.

Ao longo do livro vamos desvendando os mistérios que resultaram no comportamento da Alicia e, juntando as pistas deixadas pelo autor, é possível descobrir, ou chegar perto, o que de fato aconteceu.

Admito que, em um primeiro momento, considerei viagem no tempo, mas depois compreendi o que aconteceu de verdade.

O desfecho da história é interessante, verdadeiro, convence e o caminho até ele foi bem construído.

Outro destaque no livro são as explicações e citações de teses e teorias sobre psicologia, até me fez refletir um pouco haha.

Então, A Paciente Silenciosa não chega a ser uma história avassaladora, mas consegue prender a atenção de quem ama mistérios e jogos psicológicos.

Recomendo a leitura!

Inclusive, essa foi a leitura do mês de janeiro do Clube Reino das Leituras, o nosso clube! Se você quiser participar também, é só mandar uma mensagem aqui ou no Instagram. Ou clicar direto aqui para entrar no grupo.

Informações sobre A paciente silenciosa

Autor: Alex Michaelides
Tradutor: Clóvis Marques
Editora: Record
nº de páginas: 350
Nota: 4/5
Disponível na Amazon


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *