Resenha,  Séries

As sombras de outubro, origem de O homem das Castanhas

“As sombras de outubro” é o livro que deu origem à série que estreou recentemente na Netflix, “O homem das Castanhas”.

Nessa história encontramos assassinatos cruéis que têm em comum pequenos bonecos feitos de castanha deixados em todas as cenas de crime. Além disso, as vítimas são jovens mães que têm filhos passando por algum problema que elas não perceberam ou foram negligentes com a situação.

Sinopse

Quebra-cabeças e mistérios

Após o primeiro assassinato começam as investigações com muitas dúvidas sobre as pistas encontradas.

Nada parece fazer muito sentido e piora quando encontram no boneco de castanha uma impressão digital de uma pessoa que não poderia ter deixado essa impressão lá pois foi dada como morta meses antes.

Então o segundo assassinato acontece.

Esse assassinato é ainda mais brutal que o anterior, mas também há um boneco de castanha com a impressão digital, então o assassino misterioso é nomeado como Sr. Castanha.

Enredo viciante

“As sombras de Outubro” traz uma narrativa muito envolvente e com capítulos achei praticamente impossível largar o livro!

O assassino deixa algumas pistas pelo caminho, mas acabam não levando os policiais a nenhum avanço, na verdade, o sr. Castanha manipula a investigação quase todas as vezes.

Parece que a polícia está sempre um passo atrás dos planos do assassino. Mas a narrativa aqui foi construída pelo autor de forma a não deixar essa situação frustrante para o leitor.

Quanto mais lia, mais queria ler! Sem falar que elaborei várias teorias durante a leitura e queria saber qual delas estava correta (acabei acertando quem era o assassino, mas errei feio a motivação haha). 

Personagens interessantes

Os dois investigadores principais, Naia Thulin e Mark Hess, têm histórias paralelas bastante interessantes.

Thulin é uma detetive que se revelou muito competente no departamento de homicídios, mas quer se transferir para o departamento que lida com investigações digitais, área que ela também é competente (uma pessoa muito talentosa, né?).

Ela sabe que nesse outro setor terá horários mais regulares e poderá ficar com a filha que ela quase não consegue ver trabalhando onde está. No entanto, o chefe não está gostando muito dessa ideia… Ele diz que depois da resolução desses crimes pensará na recomendação que ela precisa para a transferência.

Já o investigador Mark Hess mantém um certo mistério por boa parte da história. Ele chega à cidade como uma forma de punição por algo que ele aprontou na agência onde trabalha. Eu comecei detestando o personagem, mas no fim gostei dele rsrs.

O homem das castanhas, a série da Netflix

O livro tem mais de 400 páginas, mas foi uma leitura tão incrível que devorei o livro em poucos dias. Fazia tempo que não encontrava um livro que me prendesse assim.

Então fiquei bem ansiosa para assistir a adaptação da Netflix! A história tinha tudo para ser perfeita nas telas pela agilidade, fluidez, a descrição das cenas tornou tudo visualmente interessante (na minha cabeça).

Mas me decepcionei um pouco com a série… Não sei como, mas conseguiram deixar a história lenta! Toda aquela fluidez e agilidade do livro sumiram na série. Os personagens são meio apagados e sem muito carisma.

Minha intenção era maratonar e terminar antes de escrever essa resenha para comparar adequadamente. Mas ainda estou assistindo o terceiro episódio por um motivo: eu dormi todas as vezes que comecei a assistir!! Em uma semana não consegui finalizar nem o terceiro episódio…

Lembrando que é uma história com assassinatos brutais e eu sempre assisto séries de investigação e assuntos parecidos. E conseguiram me fazer dormir!

Talvez se eu não tivesse lido o livro tivesse gostado mais da série (?). Mas esperava mais dessa adaptação.

Se você assistiu a série conta aqui nos comentários o que achou, quero muito saber a opinião de outras pessoas!

Informações sobre As sombras de Outubro

Título: As sombras de outubro
Título original: Kastanjemanden
Autor: Søren Sveistrup
Tradutora: Natalie Gerhardt
Editora: Suma
nº de páginas: 416
Lançamento: 2019
Disponível na Amazon.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *