ao fundo pilha de livros em chamas. Em cima um trecho do livro Fahrenheit 451 "Acenda a primeira página, acenda a segunda página. Cada uma se torna uma borboleta preta. Linda, não é? Acenda a terceira página na segunda e assim por diante, fumaça em cadeia, capítulo a capítulo, todas as coisas estúpidas que as palavras significam, todas as falsas promessas, todas as noções de segunda mão e filosofias desgastadas pelo tempo."
Resenha

Fahrenheit 451, Ray Bradbury

Fahrenheit 451 é um desses clássicos que quem ama livros deveria ler ao menos uma vez, no entanto pode ser perturbador perceber que é uma possibilidade real. No romance conhecemos um futuro distópico em que livros são proibidos e pensar e ter opiniões próprias é considerado desnecessário e antissocial.

Acompanhamos Guy Montag, um dos “bombeiros” que na história não apagam mais incêndios pois as casas possuem um revestimento à prova de fogo. Em Fahrenheit 451 os bombeiros são responsáveis pela queima de livros e da casa onde eles são encontrados.

Inclusive, o nome do livro se refere a temperatura em que o papel queima em graus Fahrenheit (que equivale a 233 graus Celsius).

Esse bombeiro leva sua vida sem questionar a realidade em que vive. Queima livros e casas sem se perguntar o motivo. Até que conhece uma pessoa muito diferente, Clarisse, uma jovem que observa e questiona tudo ao seu redor e o faz, pela primeira vez, refletir sobre coisas que ele nem sequer olhava. Como o céu, a lua, as folhas e os programas de televisão a que todos assistem hipnotizados.

Esse quote especificamente me deixou com um peso no coração e uma sensação horrível, porque é uma situação muito fácil de se imaginar. Ver algo claramente ruim acontecendo e não fazer nada o.o

Outro acontecimento que faz Montag despertar é uma “infratora” da lei antilivros que prefere ser queimada junto com seus livros a mergulhar nessa vida de ignorância. Ele começa a pensar o que teria levado essa mulher a ter essa atitude extrema, o que pode haver de tão importante em livros?

Apesar de ser um livro curto, não é de forma alguma uma leitura rasa ou leve. Tem momentos de tensão pois acompanhamos o despertar de Montag e sua consequente revolta contra esse sistema opressor.

Personagens secundários

A história se foca principalmente na evolução do personagem principal, mas os personagens secundários também são muito interessantes e falar sobre cada um deles renderia horas de discussão.

A esposa de Montag, Mildred, é a personificação de uma sociedade adormecida e sem nenhum senso crítico. A forma como ela e suas amigas falam da vida, de filhos e qualquer aspecto da vida é absurdo.

O chefe dos bombeiros, Capitão Beatty, é outro personagem muito interessante. É um ex-leitor que se decepcionou e usa seu conhecimento literário como base para rebater pensamentos críticos. E o mais importante: como ninguém lê nessa sociedade não há quem possa debater em igualdade de argumentos com ele.

Há outros personagens interessantes, é realmente impressionante como se pode extrair reflexões de um livro curto como esse (cerca de 216 páginas).

Imagina nunca mais sentir o cheiro de livros??

Contexto histórico e avaliações de Fahrenheit 451

Fahrenheit 451 foi escrito nos anos iniciais da Guerra Fria, nos porões de uma biblioteca em uma máquina de escrever alugada.

Por muitos anos o livro foi avaliado como uma crítica a censura, mas o autor já declarou que sua intenção não era falar sobre censura especificamente, mas sobre como as atrações televisivas podem acabar com o interesse pela leitura, o que por sua vez, criaria uma sociedade que não saberia pensar por si só.

O autor disse também que, com esse livro, gostaria também de mostrar o quanto amava livros e bibliotecas. Inclusive, Montag seria inspirado nele mesmo.

Acredito que o livro cumpre o papel de nos mostrar como seria assustador um mundo sem livros e pensamentos críticos. Além disso, o final da obra é interessante e realista.

Recomendo muito a leitura.

Encontre na Amazon:

Se você já leu, me conte o que achou!

Beijos e até mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *