Reino das Leituras,  Resenha

A cantiga dos pássaros e das serpentes, Suzanne Collins

A cantiga dos pássaros e das serpentes foi um livro que me surpreendeu de várias formas. Até o fim fiquei em dúvida se gostei ou não da leitura.

Sinopse

“UMA HISTÓRIA DA SÉRIE JOGOS VORAZES. AMBIÇÃO O ALIMENTARÁ. COMPETIÇÃO O CONDUZIRÁ. MAS O PODER TEM O SEU PREÇO.

É a manhã do dia da colheita que iniciará a décima edição dos Jogos Vorazes. Na Capital, o jovem de dezoito anos Coriolanus Snow se prepara para sua oportunidade de glória como um mentor dos Jogos.

A outrora importante casa Snow passa por tempos difíceis e o destino dela depende da pequena chance de Coriolanus ser capaz de encantar, enganar e manipular seus colegas estudantes para conseguir mentorar o tributo vencedor. A sorte não está a favor dele.

A ele foi dada a tarefa humilhante de mentorar a garota tributo do Distrito 12, o pior dos piores. Os destinos dos dois estão agora interligados – toda escolha que Coriolanus fizer pode significar sucesso ou fracasso, triunfo ou ruína.

Na arena, a batalha será mortal. Fora da arena, Coriolanus começa a se apegar a já condenada garota tributo… e deverá pesar a necessidade de seguir as regras e o desejo de sobreviver custe o que custar.”

Resumo

Como já sabíamos, essa história se passa bem antes de Jogos Vorazes como conhecemos, mas aqui descobrimos como os Jogos foram criados e começaram a se desenvolver até chegar ao que Katniss participou.

Inclusive ficamos sabendo como algumas ideias sádicas surgiram e quem teve essas ideias.

Isso acontece porque a história dos Jogos Vorazes está entrelaçada na história de Snow, que, em A cantiga dos pássaros e das serpentes, é um adolescente prestes a terminar a escola e com muitas dificuldades financeiras.

A família Snow e a Capital no pós-guerra

A família Snow, conhecida pela riqueza e opulência, perdeu tudo na guerra e, apesar de ainda morar na cobertura da família com a avó e a prima, Tigris, os Snow são pobres. Muito pobres. Tanto que Coriolanus tem sorte de poder comer na Academia em que estuda.

Essa Capital não se parece com a que conhecemos em Jogos Vorazes, pois encontramos a cidade em um pós-guerra (a rebelião aconteceu a poucos anos) e ainda se recuperando.

De vez em quando vemos o relato de um prédio destruído ou de escombros que ainda estão pelo chão. Ainda mais marcante: sempre tem marcas de tiros na parede, bombas ainda enterradas e racionamento de comida.

Toda essa destruição pela cidade faz com que as memórias da guerra não saiam da cabeça dos moradores da Capital e, com isso, a ideia de que é preciso fazer os distritos pagarem pelo sofrimento, fome e miséria.

Uma diferença nesse início dos Jogos é que os tributos são tratados de forma totalmente diferente de como Katniss e Peeta foram tratados antes dos Jogos iniciarem.

Eles são transportados em trem de gado e deixados no zoológico
abandonado da Capital, sem água nem comida. E a arena é literalmente uma arena, um local também abandonado onde os tributos são jogados com algumas armas para lutar até a morte.

Curiosidade

Uma curiosidade é que a autora Suzanne Collins disse ter se inspirado em alguns detalhes dos campos para onde judeus eram enviados no nazismo.

Os Jogos

Nas nove primeiras edições não havia mentores. Os tributos eram jogados na arena esfomeados e sedentos para se matarem, geralmente acabava rápido.

Mas nessa 10ª edição as coisas serão um pouco diferentes em uma tentativa de atrair a atenção do público, já que ninguém assiste, afinal, as pessoas dos distritos não querem ver suas crianças morrendo (e depois descobrimos que nem todos tem TV ou energia) e as pessoas da Capital acham tudo sangrento e feio.

Então, jovens prestes a se formar na Academia são
selecionados para serem mentores dos tributos. Snow está entre eles, mas acha que não teve sorte, Acabou ficando com a menina tributo do distrito 12 (pois é, como já desconfiava, ele tem uma história com o distrito da Katniss).

A moça se chama Lucy Gray e ela é encantadora, ela é cantora em um grupo e quando canta todos para para ouvir. Durante o período de preparação e enquanto ela tenta sobreviver, Snow começa a sentir algo por ela, o que o leva a tomar decisões arriscadas para ajudá-la.

E isso acaba tendo consequências.

Essas consequências mudam a vida do Snow e essa situação o leva a tomar uma decisão que, apesar de esperar, me deixou chocada.

Mas sobre isso não posso falar com mais detalhes porque seria um baita spoiler.

Apesar disso, muitas coisas familiares aparecem em A cantiga dos pássaros e das serpentes, como, por exemplo, a música que a Katniss canta sobre a árvore forca (agora eu entendi). Quando você ler esse livro também vai entender!

Opinião

Como eu disse lá no começo, terminei sem decidir se gostei ou não da leitura. Vou tentar explicar.

Foi interessante ter uma noção melhor de como os Jogos começaram e como a dinâmica que conhecemos na trilogia se tornou possível. Também foi legal entender a história por trás da música da árvore-forca que a Katniss canta, além de alguns detalhes que lembro de ter sido mencionado na trilogia e aqui também.

Mas, apesar de ser o personagem principal, é muito difícil acompanhar pelo ponto de vista do Snow. Mesmo sabendo da situação desesperadora da família e do quanto tudo depende do sucessos dele, é complicado sentir pena ou compaixão por ele.

Quando alguma coisa acontecia e eu começava a me compadecer ele vinha com a conversa de isso ser injusto porque ele merece mais que os outros só por ser um Snow. Pois é, ele já era um babaca.

Eu tentei entender, me colocar no ponto de vista dele, sobre ter tudo e, de repente, estar passando fome. Mas mesmo assim é complicado.

Ele é inteligente e manipulador, mas consegue estragar qualquer indício de bons sentimentos, justamente por se achar muito mais inteligente e qualificado que qualquer outro.

Entretanto, vi algumas pessoas dizendo que ele não se parece com o Snow que conhecemos em Jogos Vorazes. E, é óbvio, que ele não se parece. Eu não pareço com quem eu era aos 18 anos, e só se passaram 12 anos desde então. Imagine ele que já é idoso no livro 1! Mas no essencial, ele é bem parecido, sim.

Soberba, manipulação, maldade, está tudo nele. Talvez os acontecimentos dessa 10ª edição dos Jogos Vorazes ajudaram a fixar esse cárater que ainda estava em formação.

O que faltou?

Por falar nisso, minha reclamação é sobre a prima do Snow. Cadê a história da Tigris???

Quando soube que eles eram primos pensei que íamos descobrir o que aconteceu para ela se tornar aquela que conhecemos no último livro da trilogia. Como ela se tornou aquela estilista reclusa, cheia de modificações corporais e que ajudou os rebeldes a derrotarem Snow, seu próprio primo! O que aconteceu??

Criei várias teorias e perguntas, mas não tive resposta para nenhuma delas. Ela praticamente some depois da metade do livro…

Essa é a minha maior decepção nesse livro.

Outra coisa é que gostaria de ter visto um pouco mais da Lucy Gray, ela é uma personagem muito interessante, mas que não conseguimos conhecer muito pois só temos o ponto de vista do Snow sobre ela.

Então, continuo sem saber dizer se gostei ou não (desculpem). Recomendo a leitura para quem, como eu, é apaixonado pela série. É interessante conhecer esses eventos que aconteceram antes da história principal. Mas, se esse não é o seu caso, talvez seja dispensável.

Fico imaginado como seria conhecer a história de Haymitch, Finnick ou dos outros vencedores dos Jogos. Acredito que seria um ponto de vista melhor.

Mas, é esse ponto de vista que temos, então devo dizer que não achei tão ruim quanto vi alguns resenhistas avaliando. Talvez por ser fã de Jogos Vorazes, a leitura conseguiu me prender, principalmente porque em determinado momento parecia impossível que um dia ele viesse a ser presidente e eu queria saber como ele conseguiu sair da situação em que estava.

Então, é isso. Se você é fã, leia! Se não… pode escolher rsrs

Informações sobre A cantiga dos pássaros e das serpentes

Autora: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Nota: 3/5
Disponível na Amazon.

E aí, você já leu? O que achou?

Vamos conversar nas outras redes também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *