Reino das Leituras,  Resenha

Em chamas, Suzanne Colins

No Clube Reino das Leituras estamos lendo a trilogia “Jogos Vorazes” e finalizamos a leitura de “Em chamas”. Para mim foi uma releitura, mas amei como se fosse a primeira vez!

Aviso: o texto pode conter spoilers do primeiro livro. Caso queira, pode ler a resenha do primeiro livro clicando aqui.

Sinopse:

“Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem.

Aqui e ali, distúrbios e agitações nos distritos dão sinais de que uma revolta é iminente.

Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos – incluindo o próprio Peeta – acreditarem que são um casal apaixonado.

A confusão na cabeça de Katniss não é menor do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real.

Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescente vitoriosos – transformados em verdadeiros ídolos nacionais – podem ter na população.

Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente.”

Resumo de Em chamas

Katniss e Peeta venceram/sobreviveram a 74ª edição dos Jogos Vorazes e acreditavam que estavam livres para viver suas vidas fora de perigo.

Mad a cada 25 anos acontece uma edição especial dos Jogos, o “Massacre Quaternário” e então as regras são diferentes. Nessa edição os tributos que já venceram os jogos anteriores deverão retornar a arena!

Nada de paz e tranquilidade…

Ainda serão um casal de tributos de cada distrito, mas serão escolhidos entre os vitoriosos. Portanto, como é a única vitoriosa feminina do Distrito 12, isso significa que Katniss já está destinada à voltar a arena.

E, para tentar protegê-la, Peeta se voluntaria para ir também. Então, temos Peeta e Katniss novamente lutando por suas vidas nos Jogos Vorazes. Mas dessa vez, eles têm certeza que só um deles sairávivo.

No entanto, a forma como eles encerraram os últimos Jogos inspiraram rebeliões por todo o país e os rebeldes têm planos diferentes para essa edição dos Jogos Vorazes…

Opinião

Já começo dizendo que a autora fez um trabalho excelente nessa trilogia, “Em chamas” é uma ótima continuação de “Jogos Vorazes”, segue a mesma linha de tensão sob o ponto de vista da Katniss.

A diferença é que agora Katniss não sabe o que está acontecendo ao seu redor, ela desconfia e faz suposições, mas só no final do livro fica sabendo que tudo era parte de um plano.

Então, ficamos meio “perdidos” junto com ela, o que faz com que aqueles momentos de ação e adrenalina tão presentes no primeiro livro sejam um pouco mais “leves” nesse. Atenção: não é uma crítica exatamente, só é diferente (risos).

Conforme ela vai descobrindo o que está acontecendo nós vamos descobrindo também. Mas isso contribui para a tensão ao redor da história e nossa curiosidade em entender a trama existente.

Outro destaque é a relação da Katniss com Peeta e Gale. Esse triângulo amoroso se torna ainda mais profundo, principalmente para a própria Katniss que finalmente começa a explorar seus sentimentos.

A explorar e a ficar confusa, né? Não dá pra entender direito o que ela sente pelo Peeta e me incomoda ver tão pouco do Gale (admito que sou #teamGale).

Já os sentimentos de Gale e Peeta são bastante explícitos, fiquei meio dividida entre os dois por um tempo.

Apesar de ser uma distopia e não sobrar muito tempo para romance, esse acaba sendo um tema recorrente e um dos motivos para que Katniss tome as decisões que toma dentro da arena. O objetivo dela é manter Peeta vivo, e o dele mantê-la viva.

Admito também que gostaria de saber qual dos dois teria êxito se os Jogos seguissem seu curso normal.

Enfim, amei quando li pela primeira vez e amei reler agora. Apesar de já saber como termina, estou ansiosa para ler o encerramento da série: A esperança.

Então, claro que recomendo muito a leitura, não só desse, mas de toda a série!

Curiosidades

– Suzanne Collins se inspirou em um mito grego: o mito de Teseu e o Minotauro para escrever sua distopia e os detalhes de tecnologia.

– A autora também já confirmou que sua história é uma espécie de crítica à cultura de espetáculo existente na nossa sociedade atualmente.

– Nesse ano foi lançado um quarto livro do mundo de Jogos Vorazes. Se chama “A cantiga dos pássaros e das serpentes” e conta a história do Presidente Snow, antes de ser presidente.

Informações sobre Em chamas

Autora: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Nota: 5/5
Disponível na Amazon

Beijos e até mais ❤️

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *