Dicas,  Organização,  Produtividade

Inglês: aplicativos para estudar

De vez em quando posto lá nos stories que estou lendo algo em inglês ou aprendendo uma música ou estudando inglês de alguma forma. E sempre tem alguém perguntando como eu estudo e quais aplicativos uso.

Então reuni aqui os que mais tenho usado e vou falar um pouco de cada um.

Aplicativos para estudar inglês

1 – Duolingo

O Duolingo já é bem conhecido, tem plataforma para acessar pelo computador e também aplicativo.

Ele é baseado em lições, separadas por assuntos e níveis. Então conforme você vai avançando nos exercícios vai deixando sua árvore dourada e ganhando pontos.

Ele é interessante por dar a ideia de jogo e competição. Você reúne pontos de experiência para avançar nas ligas e completar “missões”, no plano gratuito você tem 5 vidas, ou seja, só pode errar 5 vezes, se passar disso tem que esperar recarregar, como em um jogo.

No Duolingo Plus (a versão paga) você tem vidas infinitas e pode rever seus erros, além de não tem propagandas entre uma lição e outra. Também tem a opção de fazer testes de progresso para medir seu aprendizado. Atualmente uso a versão gratuita, já testei a paga e é legal não ter anúncios, mas não é absolutamente necessária se você não tiver condições, dá pra usar tranquilamente a gratuita.

O mais legal é que tem muitos idiomas na plataforma, então dá pra viajar um pouco para variar. Eu foco bastante no inglês, mas de vez em quando dou uma olhada no espanhol e italiano. Inclusive, viajei para a Argentina em 2018 e pratiquei bastante o espanhol com o aplicativo.

No fim do ano rola um resumo do seu ano no aplicativo e semanalmente tem um resumo do progresso por e-mail.

2 – Speekoo

O Speekoo segue mais ou menos a linha do Duolingo, mas enquanto o Duo segue a proposta de jogo, o Speekoo tenta nos levar para uma viagem virtual!

Quando você escolhe o idioma o aplicativo Speekoo te leva por várias cidades treinando o idioma e conhecendo um pouco da cultura!

Então vamos aprendendo inglês e curiosidades sobre locais de uma cidade, como se estivéssemos seguindo um guia turístico.

Achei a ideia muito legal, mas muito básico, ou pelo menos eu ainda não avancei o suficiente para chegar em partes mais difíceis.

Não é que eu seja super avançada no inglês, mas ele começa literalmente do “Hi” e segue nisso avançando lentamente. Eu sou acelerada demais para ter paciência haha

Uma das lições iniciais do italiano.

Isso me faz desanimar e deixar por um tempo, aí quando volto começo tudo de novo. Resultado: nunca avancei mais que alguns dias na viagem!

Eu sempre no dia 1 haha

Até o momento, o aplicativo tem 6 idiomas: francês, inglês, espanhol, italiano, alemão, chinês e japonês. No entanto, notei que quando mudei o idioma do meu celular para inglês a opção de estudar inglês sumiu!

O Inglês sumiu! Por isso os exemplos aqui no post são dos outros idiomas, estou aproveitando para estudar italiano nele.

A ideia do aplicativo é muito legal e eu espero que cresça e tenha mais opções. Então, se você está no nível básico ele é perfeito, mas se já tem algum conhecimento e pouca paciência como eu pode baixar para curtir um pouco rs.

Cheguei no dia 4! Uhuull! kk

3 – News in Levels

New in Levels também é um aplicativo em que você pode ler e ouvir notícias atuais curtas em inglês. Cada artigo apresenta 3 níveis de “dificuldade” (por isso o nome News in Levels 😉) com a mesma notícia, mas com palavras diferentes, de acordo com o nível que você escolhe.

As notícias
Artigo em inglês no nível 1
Mesmo artigo no nível 3

Abaixo do artigo tem um pequeno dicionário com as palavras mais difíceis e tem a opção de vídeo também, mas sem nível.

É uma forma bem interessante de aprender e ler notícias ao mesmo tempo, geralmente enro no aplicativo pela manhã e leio pelo menos uma notícia. Confesso que vario entre os níveis dependendo da minha diposição no dia haha.

Mas, na maior parte do tempo, fico entre o nível 2 e 3 e gosto bastante.

4 – Musixmatch

O Musixmatch foi um grande achado!! Ele mostra a letra da música e a tradução (se você escolher assim) na tela assim que uma música começa a tocar no seu celular em qualquer aplicativo que você esteja: YouTube, Spotify, etc… Até no Instagram ele já apareceu rs

E nem precisa abrir toda vez, basta instalar e configurar suas preferências que ele começa a funcionar e abre automaticamente quando a música toca.

Eu usei bastante até um tempo atrás, mas atualmente já nem tenho mais, por um motivo muito bom: ele foi integrado ao Spotify! E como essa é a plataforma que mais uso para ouvir música não fazia sentido pra mim continuar com ele instalado sendo que ele já aparece lá.

Essa letra que aparece nas músicas do Spotify é feita pelo Musicxmatch. Na versão para desktop aparece o nome no cantinho!

Mas decidi colocá-lo aqui para o caso de você usar outras plataformas para ouvir músicas e desejar ter as letras de forma fácil. Ele é maravilhoso e super indico!

5 – HiNative

Esse eu não uso com tanta frequência, mas sempre gosto quando entro nele. O HiNative é uma comunidade global de perguntas e respostas para estudantes de idiomas.

A proposta é que seja uma plataforma de conversação, onde você pode trocar conhecimento com pessoas no mundo todo através de perguntas e respostas.

Então você pode fazer qualquer pergunta (em português, inglês ou qualquer outro idioma) e alguém nativo, ou que entenda, vai te responder. Você também pode responder perguntas, claro.

É muito legal para você conhecer sobre culturas e hábitos, falar e ouvir nativos (dá pra mandar áudio), mas senti que é meio um “todo mundo falando ao mesmo tempo” e você raramente se conecta com uma pessoa só para levar uma conversa e treinar o speaking, sabe?

A função que mais uso é a “Soa natural?“, que é, basicamente, você mandar, em áudio ou escrito, uma frase ou palavra e nativos vão te dizer se sua pronúncia está clara, se a frase que você montou faz sentido e etc. Acho bem legal pra testar se minha pronúncia está correta ou precisa melhorar. E, quando me dizem que está errado ou não é parece natural, eles sempre explicam o porquê.

Quando comecei a usar sempre me diziam: está correto, mas muito formal, ninguém fala assim aqui kkkk. Porque a gente estuda gramática, a falar direitinho, mas no dia-a-dia as pessoas não seguem a gramática ao pé da letra, né? Então esse aplicativo me ajudou a entender bem isso e soar mais natural rsrs

6 – Merriam-Webster Dictionary

Bom, é um dicionário! Mas, além dos verbetes, tem um diferencial: jogos de palavras!!

Um dicionário com extras!
Tem a palavra do dia!
E sempre tem alguma curiosidade sobre as palavras!

Confesso que, às vezes, entro para ver o significado de uma palavra e fico horas nos joguinhos haha. É uma forma bem legal de aprender novas palavras e testar nossas habilidades, tenho gostado bastante.

A parte de dicionário também é legal, cumpre a função e é possível ouvir a pronúncia das palavras, ver ilustrações e procurar a palavra na busca por voz (bom pra testar a pronúncia)!

Se você ainda não tem um dicionário no celular, recomendo esse.

7 – Lyrics Training

Esse eu uso praticamente todo dia!

É praticamente um karaokê, mas também tem a opção de completar palavras que faltam na letra da música.

Você escolhe a música e vai acompanhando a letra preenchendo o que falta selecionando a opção correta. Tem níveis de dificuldade, com maior ou menor quantidade de palavras faltando. Além disso tem o clipe da música rolando também, gosto demais.

Tem muitas músicas! Muitas mesmo e ainda dá pra pesquisar por artista, gênero e tem muitos outros idiomas também.

O que faço é escolher uma ou duas para serem as músicas da semana e vou tocando elas até aprender, é na base da repetição que as memórias se formam e, obviamente, vou cantando junto, então já pratico um pouco de speaking também!

No plano gratuito você só pode jogar três vezes a cada meia hora, mas como eu fico repetindo as músicas isso é até bom para não enjoar rsrs

Então, atualmente, esses são os aplicativos que uso para estudar inglês. Mas, além disso, também procuro sempre ler outras coisas em inglês, gosto muito do site Quora (sou viciada!) e sempre vejo vídeos de youtubers que falam inglês, uma das minhas favoritas é a Lavendaire, mas acompanho outras que falam de livros também. Enfim, tento sempre estar em contato, lendo, ouvindo, etc.

Se tiver mais dicas deixa aqui nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *