Mulher usando óculos, olhando para o notebook, com os cotovelos apoiados na mesa, mordendo um lápis e aparentando estar desesperada com seu TCC. Na mesa, ao lado do notebook há um pote com lápis de cor.
Dicas

5 dicas para bombar seu TCC

Ah, o Trabalho de Conclusão de Curso, o temido TCC… Para muitos o terror necessário para obter o diploma. Mas calma, confira aqui 5 dicas que vão te ajudar a passar por essa fase mais tranquilamente.

1 – Escolha bem o tema do seu TCC

Um tema bem escolhido já é metade do trabalho

O tema para o seu TCC precisa ser muito bem escolhido, pois você irá trabalhar com ele por um bom tempo e será o seu marco na finalização do curso.

Sair da zona de conforto e se arriscar é bom, mas tenha o cuidado de não optar por um assunto muito complexo e que fuja demais do seu domínio, levando você a elaborar um projeto que será difícil de executar.

Escolha um tema que seja do seu interesse e que seja possível de ser realizado.

2 – Pesquise muito!

Prepare-se para horas e horas de pesquisa.

Não é novidade que serão necessárias muitas horas de pesquisa bibliográfica, pois é a pesquisa que dará credibilidade aos assuntos tratados no seu TCC.

É nessa hora que todos aqueles autores que você conheceu ao longo do curso serão resgatados! Muito importante: sua “webiografia” não deverá ser maior que a bibliografia. Ou seja, não adianta colocar quinhentas referências de sites e blogs (pior ainda). A banca não verá com bons olhos.

Então, se ver uma referência legal em um site, anote o autor ou livro de onde foi tirado, vá até a biblioteca da faculdade e empreste o livro.

A depender da área e assunto, muitas vezes é necessário ainda uma pesquisa de campo para recolher dados.

É importante também que você monte um cronograma listando todas as etapas necessárias para a entrega do trabalho e quanto tempo você terá para executá-las.

Isso evitará que os últimos dias antes da entrega sejam de pânico e desespero.

3 – Procure quem possa lhe ajudar

Um grupo de apoio ajudará muito

Acredite, ter apoio nesse momento fará toda a diferença. Pois mesmo seguindo o cronograma, cumprindo os prazos e fazendo a sua parte, os momentos de tensão são inevitáveis.

Além disso, ter alguém que entenda da sua área e possa tirar dúvidas ou somente discutir pontos importantes com você será muito bom.

Sério, às vezes, durante uma conversa surge milagrosamente aquela ideia que faltava e tudo se encaixa!

Procure ter contato com colegas que estejam fazendo TCC também, vocês podem formar um grupo para ajuda mútua. Alguns TCCs inclusive são feitos em grupo, cada um aborda um aspecto de um tema maior, costuma funcionar bem.

Manter contato com aqueles professores legais que sempre ajudam também é uma boa ideia. E, muito importante, tenha um bom relacionamento com seu orientador! Sério mesmo, o orientador faz muita diferença, então escolha bem! Também procure não faltar às reuniões e faça listas de perguntas para não esquecer quando estiver com ele.

4 – Formatação do TCC

Cuidados com as regras da ABNT!!

Esse é um dos medos de muitos estudantes. O trabalho precisa estar dentro das regras de padronização da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Essas normas ditam como o trabalho deve ser formatado quanto ao tamanho de papel, margem, numeração, ordem de itens e normas para bibliografia e anexos.

Aqui você encontra alguns modelos que podem te ajudar!

Com calma e paciência é possível adequar o seu trabalho tranquilamente. Mas, se você tiver muita dificuldade, pode contar com a ajuda de um curso chamado Orientador TCC. Esse curso guia o aluno desde a pesquisa até a formatação da capa até os anexos! Legal, né? Clicando aqui você conhece um pouco mais do curso e pode se inscrever.

5 – Não enlouqueça!

Calma! Essa fase vai passar.

Como alguém que já passou por isso sei que em muitos momentos pode ser desesperador. Parece que nada vai ficar pronto a tempo e a vontade é largar tudo, sentar no canto e chorar.

Mas calma, garanto que isso passa. Siga o planejado, cumpra o cronograma o melhor que puder e dê o seu melhor. O prazo vai chegar e você vai entregar, mantenha esse objetivo em foco.

Cuide da sua saúde mental: coloque no cronograma períodos de distração, assista um filme, leia um livro, passe tempo com pessoas que lhe façam bem, respire um pouco. E beba água!

Nessa época tive uma infecção urinária agravada pelo fato de não estar me hidratando como deveria… Não cometa esse erro. Você precisa estar bem, principalmente no dia de apresentar para a banca.

Espero que essas dicas ajudem você a passar por essa etapa importante na sua vida e que no fim você obtenha o sucesso. Estou torcendo por você!

Aqui você encontra mais dicas de estudos.

Beijos e até mais!

15 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *