Produtividade

Técnica Pomodoro: para manter o foco

A técnica Pomodoro é bem conhecida nesse mundo de planejamento e organização. Essa técnica ajuda a gerenciar o tempo utilizando o cronômetro. Dá pra usar o cronômetro do celular mesmo ou baixar um aplicativo específico para isso. Tem várias opções e eles costumam ser leves e não ocupar muito espaço na memória do celular.

Como funciona a técnica Pomodoro?

A técnica Pomodoro consiste basicamente em escolher a tarefa que você vai executar, ajustar o cronômetro para 25 minutos, trabalhar nessa tarefa, sem pausas, até que o alarme toque. Então, ajustar o cronômetro para 5 minutos e fazer a pausa até o alarme tocar novamente. Depois é só repetir por quantas vezes quiser ou precisar. Também é possível alterar esses tempos, por exemplo, tem gente que usa o tempo de foco de 40 minutos e pausa de 15 minutos.

O legal de usar o aplicativo é justamente que você não precisa ficar programando o tempo, ele já vem programado e você só toca na tela para iniciar e quando o alarme toca para passar para o próximo ciclo de tempo.

A cada quatro períodos de trabalho você pode fazer uma pausa mais longa, 20 ou 30 minutos. Se estiver usando o cronômetro é bom anotar em um papel as pausas que já fez para não se perder.

Não precisa seguir a técnica ao pé da letra, você pode adaptar esses tempos como for melhor para você.

Pontos positivos da técnica Pomodoro

A ideia da técnica é que se você sabe que terá um período de pausa para fazer o que quiser, irá se manter mais focado no período em que precisa trabalhar. Se chegar uma notificação de rede social você não precisa abrir naquele momento, porque logo terá seu período de pausa em que poderá ver isso.

Durante os períodos de pausa eu procuro fazer algo em pé, já que passo muito tempo sentada. Vou pegar mais água, dou uma voltinha até a janela (mesmo que leve o celular junto para checar as mensagens).

Um dos benefícios colaterais é justamente lembrar de levantar! Antes tinha dias em que eu ficava sentada por horas direto, quando finalmente levantava estava toda dolorida. Também não bebia água com tanta frequência. Geralmente chegava ao fim do dia com dor de cabeça e dor nas costas e nuca. À noite eu estava quase morta e no dia seguinte sentia que já acordava cansada. Usando a técnica Pomodoro sinto que meus dias ficaram menos cansativos.

Pomodoro e eu

Quando comecei a usar essa técnica eu tive um certo bloqueio porque na verdade não gosto de nada me controlando, e a ideia de ficar presa a um tempo “obrigatório” não me deixou muito à vontade. Mas eu tinha muitos problemas por perder o foco muito fácil e realmente precisava de algo para me ajudar, então decidi insistir e ver no que dava. E não é que deu muito certo! Apesar de ser uma regra, é uma regra que eu coloquei e que eu mesma defino o tempo de duração e tudo o mais. Consigo me manter mais focada e, consequentemente, isso ajuda a aumentar minha produtividade.

Esse é a tela do aplicativo que uso. Ele é bem simples e prático.

 

Ao término de um ciclo aparece essa mensagem para dar início a um intervalo.

 

Durante o intervalo.

 

Espero que possa ajudar você também! Já tem alguma experiência com essa técnica? Me conta aí.

 

Até mais 🙂

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *