Reflexão

Por que continuar usando papel e caneta para se organizar e estudar?

Em tempos de aplicativos que levam sua agenda de organização integrada ao seu e-mail, informações bancárias e etc, usar papel e caneta ainda é interessante? Necessário? Ou será somente nostalgia?

Houve um tempo, há uns dois anos atrás, em que eu decidi não usar agenda de papel. Nessa época usava somente os aplicativos no celular, depois, gradualmente, fui voltando a usar papel. A verdade é que, mesmo usando os aplicativos, eu acabava usando papeis para anotações também. Pois nunca me senti totalmente assistida somente com o digital. Afinal, sou apaixonada por papeis!

Além disso com papel e caneta temos algumas vantagens que o meio digital não possibilita. Claro que a praticidade de manter tudo em um aparelho que está sempre na nossa mão é incrível, então por que não abrir mão do papel?

Passamos muitas horas conectados

Praticamente todos nós passamos muitas horas na frente do computador, e quando deixamos este é para pegar o celular. Os motivos são vários: estudo, trabalho, lazer ou entretenimento. O fato é que ficamos conectados desde a hora que acordamos até a hora que vamos dormir.

Há estudos que mostram os malefícios que esse nosso hábito pode desencadear, desde nos deixar mais agitados até afetar a qualidade do nosso sono.

Usar papel e caneta, por outro lado, pode ser uma atividade relaxante e agradável.

Facilidade para organizar as ideias

Às vezes me complico um pouco para falar o que estou pensando, mas quando escrevo tudo sai muito mais facilmente. O hábito de escrever torna a organização mental mais fácil. Além de já ser conhecido o fato de que nos lembramos melhor do que escrevemos.

Sem falar na liberdade de escrita. Não importa em que parte do texto você está, a qualquer momento pode simplesmente fazer uma anotação no topo da página ou desenhar um quadro para ressaltar uma ideia que lhe surgiu. Ao digitar não é tão simples assim, para fazer um quadro, por exemplo, você terá que parar um segundo precioso para procurar o botão e clicar para inserir a forma do quadro, dependendo do editor que você usa. Ou seja, no digital temos uma etapa a mais, o que pode custar aquela sua ideia criativa que some enquanto você procura o botão.

Fazer um mapa mental é infinitamente mais fácil de se fazer com caneta e papel, um rascunho também, listas e muitas outras coisas. Lógico que muitas vezes o digital pode ficar mais bonito e organizado que o físico, mas nesses casos eu prefiro fazer um rascunho em papel e depois passar para o digital.

Lembramos melhor do que escrevemos em papel

Como eu mencionei acima, é fato conhecido que memorizamos melhor o que escrevemos com papel e caneta. Por isso que, na infância a professora nos fazia escrever várias vezes as mesmas palavras. É o poder de fixação da escrita.

Também já foi estudado que digitar não tem o mesmo efeito sobre a nossa memória. Mesmo que você faça os mesmo resumos digitados, você fixaria melhor o conteúdo se tivesse escrito à mão. Além disso, é mais fácil comparar informações em páginas diferentes, montar um mural ou algo assim para comparação de informações. No digital ficamos restritos a clicar em um arquivo por vez dependendo do tamanho da tela (ou a usar mais de um monitor).

Menos interrupções

O grande problema de ter tudo no celular é justamente ter tudo no celular! O que significa que ao mesmo tempo em que você está anotando um compromisso, ou lendo um resumo de um livro, você também está recebendo as notificações do Facebook, Instagram, etc. Assim fica muito mais difícil se concentrar no que está fazendo e resistir a tentação de dar uma olhadinha (e perder uns 40 minutos).

Com o papel você pode simplesmente ficar longe do celular! Pronto. rsrs

Papel e caneta ajudam a ser produtivos

Aplicativos também

Bom, não dá pra usar papel pra tudo. Até dá, mas em pleno século XXI, com milhares de dispositivos para nos auxiliar, não usá-los seria bobagem. Não dá pra imprimir todo conteúdo que precisamos ler. Às vezes não podemos carregar o peso de uma agenda ou um livro. Ou temos que compartilhar a informação com uma equipe.

Papel e caneta também não tem lembretes sonoros, infelizmente. Então, sim, o uso de ferramentas digitais auxilia muito e é necessário em muitos momentos. O que faço atualmente é mesclar o uso de ambos. Digital e físico, dependendo do que preciso.

Por exemplo, para escrever posts e organizar o que vou postar aqui. Tenho um caderno de ideias onde anoto sobre o que pretendo escrever e vou riscando conforme vou escrevendo. Coloco um lembrete no celular para lembrar de pesquisar sobre o assunto. Faço uma pesquisa online e salvo algumas informações interessantes. Então, faço um rascunho com papel e caneta com as ideias principais. Só então, digito o texto final e posto!

Resumindo, acredito que o ideal seja equilibrar o uso de tecnologia aliada ao papel.

E você, prefere o papel ou o digital? Acredito que o papel, né? Afinal está aqui no Reino de Papel haha

Mas me conta aí, como você equilibra o digital e o físico na sua rotina.

Até mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *