Organização,  Produtividade

Planejamento de uma rotina eficiente

Parece que não temos tempo para nada, né? Quando percebemos o dia já acabou e não fizemos o que programamos…

Atualmente, a rotina de todo mundo é  uma loucura! Ninguém tem tempo para nada, já houveram até estudos tentando entender porque parece que temos cada vez menos tempo. Como o dia a dia acaba sendo bem corrido, muitas tarefas acabam sendo deixadas por fazer ou adiadas indefinidamente, para quando “sobrar um tempo”. Acontece, que quando sobra um tempo estamos tão cansados que a nossa vontade é descansar, assistir alguma coisa, ler um livro, passar um tempo com quem gostamos, repor as energias…

Não seria legal ter um jeito de se organizar e planejar as atividades do dia a dia sem estresse? Aliás, se planejar inclusive pode ajudar a ter dias menos estressantes. Pensando nisso, reuni aqui algumas dicas de como planejar o nosso dia para ter uma rotina mais eficiente e menos estressante.

Avalie a sua rotina

A primeira dica é analisar o seu dia a dia. Como ele é dividido? Por acaso, tem algum tempo ocioso ou pouco aproveitado? Atividades que tem que ser feitas todos os dias? Quais horários sua carga de trabalho é maior ou tem períodos mais corridos? Uma boa ideia é analisar isso a sério e ir anotando, assim não esquece de nada e nem se perde. Inclusive, se quiser dá até pra fazer um gráfico para visualizar melhor a divisão do seu tempo (isso que é levar a sério rsrs se fizer, me mostra!)

Fazendo essa análise você vai identificar como é a sua rotina e já vai poder perceber algumas modificações que pode fazer para aproveitar melhor seu tempo. Com base nessa análise, vá alterando, fazendo testes até chegar à rotina mais eficiente possível para você.

Identifique atividades para fazer de uma vez só

Tem algumas atividades da nossa rotina diária e semanal que se repetem (as refeições, rotina de limpeza, por exemplo), e geralmente perdemos alguns minutos a cada vez que as realizamos separadamente. Porém, algumas tarefas podem ser feitas todas de uma vez,o que já livra um bom tempo para outras atividades.

Por exemplo:

Atividades domésticas: como lavar e cortar legumes e vegetais para mais porções, organizar a limpeza da casa por atividade (trocar lençóis, aspirar o chão) e não por cômodos e assim já fazer essa mesma atividade em todos os cômodos.

Atividades de estudo: imprimir todo o material que será estudado nas próximas semanas de aula.

Atividades de organização: planejar uma ida por semana ao supermercado (levando uma lista) e evitar idas desnecessárias que tomam tempo.

E outras atividades, o importante é evitar o gasto de tempo com tarefas que você poderia já ter realizado.

Identifique tempos de espera para adiantar outras tarefas

Sabe aquele tempinho que você fica esperando sua comida esquentar no microondas? Geralmente a gente aproveita para checar as redes sociais, responder uma mensagem, etc. Afinal não dá pra fazer muita coisa em pouco minutos, né? Errado! Organizar o material, guardar a louça, dar comida pro seu bichinho, entre outras atividades! Esses foram exemplos para o tempinho do microondas. Atividades que têm um tempo de espera mais longo (cozinhar alimentos, ciclo de lavagem da máquina de lavar roupa) possibilitam ainda mais atividades.

Só uma dica básica, se você é meio esquecida(o) como eu, coloque um alarme no celular para não deixar a comida queimar rsrs

Mantenha seu local de trabalho organizado e limpo

A bagunça e a sujeira impactam negativamente na nossa produtividade e na tranquilidade da nossa rotina. Para cuidar disso, é legal fazer uma manutenção rápida na organização do nosso local de trabalho ou da casa. Perceba que a intenção não é promover um dia de faxina, mas limpar um pouco para você se sentir confortável. Colocar cada coisa em seu lugar, passar um paninho para tirar o pó já vão dar outra cara ao ambiente e de quebra ajudam a iniciar o dia.

Não planeje mais do que pode fazer

Como já falamos aqui, produtividade não é fazer mais, é fazer bem feito. Planejar mais do que realmente pode fazer só vai te deixar desmotivado e sentindo que seu dia não rendeu. Mas na realidade não foi isso que aconteceu. Ao planejar sua rotina, seja realista quanto ao que é possível fazer no dia. Também tenha em mente que imprevistos podem acontecer e será necessário ter um jogo de cintura para dar conta de gerenciar. Ter um espaço de tempo livre para esses eventuais contratempos vai reduzir muito o estresse causado. E se não houver nenhum imprevisto, você tem um tempinho livre no fim do dia para adiantar alguma tarefa ou relaxar um pouco!

 

Bom, é isso. Espero que tenha ajudado a analisar a sua rotina e talvez fazer algumas mudanças para tornar seu dia mais produtivo e eficiente!

 

Até mais 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *