Organização

Bullet journal: o que preciso para começar?

Basta dar uma olhada no Pinterest para sair desejando começar algo novo! Se você procurar por bullet journal, por exemplo, vai sair com mil inspirações e ideias para fazer páginas lindas!

Mas aí vem a dúvida (ou dificuldade): que materiais eu preciso para fazer tudo aquilo que vejo?

Não precisa de muita coisa para começar o seu bullet journal!

É nesse momento que muitos desistem antes mesmo de começar… Mas não vamos fazer isso! Minha missão aqui é mostrar que você não precisa de muito para começar seu bullet. Quer ver?

Materiais para bullet journal nível básico

O melhor é sempre começar com o básico, talvez você até já tenha algumas coisas em casa para usar. Assim não sai gastando muito logo de cara ou encontrando dificuldades.

Meu primeiro bullet journal foi em um caderno pautado mesmo e usando as canetas que eu já tinha em casa. Às vezes usava adesivos para decorar, ou imprimia algo da minha pasta no Pinterest e colava para ficar bonitinho.

Então, para começar, com um layout básico, você vai precisar de:

  • Caderno – de preferência não pautado, mas se só tiver o pautado não tem problema
  • Canetas – no começo use as que tem em casa, vai testando o que você gosta ou não para depois investir mais acertadamente

É basicamente isso! Repito: comece com o que você tem. O mais importante em um bullet é que ele seja útil para você. De nada adianta ter mil enfeites e não te ajudar a se organizar.

Para te ajudar na decoração e organização do bullet no caderno pautado recomendo esse vídeo da Aline Albino:

Ela tem dicas maravilhosas para bullet em um estilo mais minimalista!

Use por um tempo seu bullet dessa forma, teste sem medo de errar. Então, quando se sentir mais confiante, podemos passar para a fase de investir um pouco mais em materiais mais específicos.

Materiais para bullet journal nível médio

Nesse nível você já usou o seu bullet básico por um tempo, viu que realmente esse método de organização é para você e quer investir mais.

Parabéns, você se tornou um viciado em bujo (agora que são íntimos pode chamar assim) hahaha

Então, agora você já pode investir um pouco mais e adquirir:

  • Caderno para bujo (não pautado, estilo sketchbook), pode ser liso, pontilhado ou quadriculado;
  • Canetas brush pen (recomendo as cores preta, cinza e uma da sua cor preferida);
  • Pinceis ou marcadores;
  • Régua

Acho que com esse material você já consegue fazer muita coisa legal no bujo .

Para inspiração, recomendo que acompanhe os vídeos da May Furtado no YouTube. Ela faz coisas lindas e sempre incentiva o uso de materiais que já temos ou que são mais baratinhos.

Acredite, esse layout é fácil de fazer!!

Materiais para bullet journal nível avançado

Legal, você já sabe que ama bullet journal, já até usa e adora. Então é hora de investir nos materiais tops de papelaria!

Então, vamos lá! Para um nível mais avançado no bullet, você pode adquirir:

  • Sketchbook
  • Canetas brush pen variadas
  • Canetas nanquim de diferentes numerações
  • Carimbos
  • Adesivos
  • Ao infinito e além!

A possibilidade de materiais é infinita! Você pode, inclusive, usar o papel que vem enrolando o seu pãozinho para fazer colagens e escrever títulos em cima!

Como inspiração, recomendo os vídeos da Marina Viabone, manda muito bem no lettering e sempre mostra algo de bullet jounal no canal.

Caderno

Uma parte muito importante do bujo é o caderno que você usa. Como disse lá em cima, pode ser o caderno que você quiser e que te satisfaça. Mas existem algumas diferenças, então é legal conhecer um pouco.

Assim sendo, chegou a hora de encontrar um caderno que te satisfaça. Nessa hora surge a dúvida: sem pauta, quadriculado ou pontilhado?

A resposta é: depende. Depende do quanto você escreve, se você tem facilidade para manter o texto reto mesmo sem guias…

Como dica geral, eu diria que se você escreve no bullet somente as suas tarefas do dia e quer uma folha lisa para enfeitar, o não pautado é o ideal.

Mas se você usa o seu bujo para escrever um pouco mais (um diário ou anotações), recomendo o quadriculado ou pontilhado. Será mais fácil.

Porém, novamente: isso é o que eu acho melhor, de acordo com a minha experiência. Você só vai saber mesmo testando.

Como testar antes de gastar seu dinheiro nisso? Imprimindo esse tipo de página e usando para escrever no seu dia-a-dia!

Para o não pautado, uma folha de papel a4 já serve. Para o quadriculado, você pode imprimir aqui. E o pontilhado aqui.

Bom, espero que essas dicas ajudem você a começar ou melhorar o seu bullet journal. E lembre: o importante não é ser bonito, mas sim útil!

Me diz o que achou das dicas, e se tiver mais alguma compartilha aqui no comentários para ajudar quem tá começando!

Beijos e até mais

16 comentários

  • Aruom Fênix

    Adorei, nunca tinha ouvido falar de Bullet Journal , achei muito criativo e dinâmico, ainda mais por que tem vários estilos, parabéns pelo post me deu várias idéias !!

    Bjs
    Aruom Fênix
    leiturasdearuom.blogspot.com

  • Fê Akemi

    Que maravilha de post!! Sempre tive muita curiosidade e vontade de ter um Bullet Journal, achei bem legal e vou tentar fazer o meu!!
    Parabéns pelo post e pelas ideias. Vão ajudar muito! bjs

    • carol

      Que legal! Fico muito feliz em saber que você gostou ❤️
      Espero que ajude e se tiver dúvidas pode entrar em contato que eu tento ajudar no que puder ❤️

  • Liv Resenhas Caóticas

    Eu não tinha ouvido falar desse tipo de caderno até ganhar um caderninho pontilhado de amigo X ano passado, onde veio escrito que era perfeito para Bullet Jounal. Procurei algumas informações na internet e achei muito interessante a proposta, mas infelizmente não estou conseguindo tempo para poder organizar ele bonitinho, comprar as coisas etc. Além do mais ele é bem pequeno, folha A6, não tenho espaço pra fazer muita coisa. Mas estou fazendo dele meu bloquinho com ideias para as minhas resenhas, deixo no criado mudo, já que eu leio na cama, e fico fazendo minhas anotações.
    Assim que puder comprar algumas dessas canetas mais legais vou usar ele de teste. Acho que é uma ótima forma não só de se organizar, mas de desenvolver a criatividade. Adorei o post com as dicas de materiais e canais, vou dar uma olhada neles também para ver o que posso fazer quando tiver mais tempo pra me dedicar ao meu bujo!
    Abraço,
    Liv | Resenhas Caóticas

    • carol

      Que legal, fico muito feliz que tenha gostado ❤️
      Realmente o bullet é um ótima forma de anotar ideias e desenvolver a criatividade. Inclusive, tenho um bullet criativo que em breve mostrarei por aqui também!

  • Debora Sapphire

    Adorei demais essa postagem e o assunto apresentado! Gostei bastante de saber que se eu procurar por bullet journal, por exemplo, irá sair mil inspirações e ideias para fazer páginas muito lindas! Achei perfeito que deixou algumas dicas curiosas e muito interessantes aqui pra gente começar a montar e fazer o nosso com muita criatividade e exercitando a nossa imaginação. Além de dicas dos
    materiais para começar a criar um bullet jornal ao nível básico. Meus parabéns! Maravilhosas essas informações. Já quero começar a fazer o meu em casa. 🙂

    • Ana Claudia de Angelo

      Menina, adoro bullet jornals! E você nos embasou tão bem aqui na postagem!!!! Mas devo admitir que não tenho maturidade ainda pra criar o meu! Já até tentei, mas não rolou! Ao meu ver, demanda muito tempo, então acabo desistindo! Entretanto, valorizo aqueles que fazem, até mesmo por saber que é a criação de um hábito, não é? Aqui você nos direcionou super bem com as dicas e vídeos! Muito bom mesmo!
      Beijocas!!!

    • carol

      Menina, você pode usar o que tiver e quiser! O mais importante que é o caderno você já tem!
      Qualquer coisa pode me chamar que eu ajudo no que puder ❤️

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *