Resenha

Resenha – Animais Fantásticos: os crimes de Grindelwald

Nesse fim de semana fui assistir Animais Fantásticos: os crimes de Grindelwald, o segundo da série Animais Fantásticos. Como boa fã do universo mágico de Harry Potter eu estava extremamente ansiosa por esse filme!

Eu gostei do filme no geral. Mas devo confessar que só por ser algo ligado a história de Harry Potter já me aquece o coração, então talvez minha avaliação seja parcial. Sendo assim, decidi fazer essa resenha em forma de pontos positivos e negativos, na esperança de não ser muito tendenciosa (rsrs).

AVISO: Tentarei não dar spoilers!! Quando falar de alguma revelação avisarei antes, aí você pula. Combinado?

Okay, agora vamos lá!

Pontos positivos em Animais Fantásticos

Apesar de estar recebendo algumas críticas negativas, o filme tem momentos mágicos que despertam aquela sensação mágica nos fãs!

De volta a Hogwarts!

Esse para mim foi um dos melhores momentos! Quando tocou a música tradicional dos filmes de Harry Potter e apareceram as primeiras torres do castelo eu me arrepiei!

Desde que assisti aos trailers estava ansiosa por essa possível visita à Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts e fiquei muito feliz quando aconteceu. Principalmente por não ter sido só uma aparição rápida. Teve um motivo e foi uma cena bem desenvolvida.

Além disso, vimos Alvo Dumbledore lecionando e a Professora Minerva McGonagall jovem (que eu achei muito bem interpretada).

Impossível não gostar dessa parte!

Bebês-pelúcio

Acredito que dentre os animais fantásticos apresentados até agora, nenhum cativou mais os fãs que o pelúcio. Pois bem, nesse filme temos filhotes de pelúcio!

Eles fazem travessuras e deixam tudo mais fofo. Mas também ajudam a capturar um objeto muito importante…

Dumbledore e o espelho de Ojesed

Umas das perguntas sem resposta explícita nos livros de Harry Potter é o que Dumbledore vê ao mirar o espelho de Ojesed (o espelho que mostra o desejo mais profundo do coração de quem está diante dele). Pois bem, nesse filme descobrimos!

O spoiler que dou aqui é: Harry errou!

A história da família Dumbledore

Sempre tive muita curiosidade sobre o passado de Alvo Dumbledore e o que foi exposto em Relíquias da Morte não foi o suficiente para mim. Então foi uma grata surpresa ouvir o próprio Dumbledore falando sobre sua história e até um pouco sobre sua irmã, Ariana.

Newt e Tina

Newt é tímido e introvertido, Tina é uma bruxa poderosa. Uma interessante combinação.

Ao longo do filme os dois passam um bom tempo se tratando formalmente por conta de um mal-entendido, mas durante uma cena de perigo em que estão correndo contra o tempo os dois se declaram.

Aliás, não entendo isso de colocar cenas românticas em momentos tensos. Gente, em um momento desses eu estaria correndo para me salvar e salvar tudo o que está em jogo!

Voltando ao assunto, é uma cena fofa e que deixou uma boa expectativa sobre o romance dos dois.

A história de Leta Lestrange

Coloquei como ponto positivo porque no final acabou sendo uma boa história. Apesar de ser um pouco confusa e dramática, a revelação do que houve serve para estabelecer uma conexão entre toda a história misteriosa do Credence.

Tenha paciência, faz sentido no final.  Outra dica: não se apegue a ela. Fãs de Game of Thrones entendem o aviso. #spoilerdisfarçado

E eu não poderia deixar de citar a frase dita por ela em um momento dramático: “Nunca houve nenhum monstro que você não pudesse amar”

O discurso de Gerardo Grindelwald (e o próprio Grindelwald)

Apesar de todas as críticas com relação à escalação de Johnny Depp para o papel, não podemos negar que ele interpretou o vilão de uma forma incrível. Gerardo Grindelwald é um vilão intimidador e fascinante.

Uma cena interessante é quando ele chega à casa em Paris, seus seguidores matam os moradores da casa e logo depois encontram o filho do casal e dão fim à vida dele também com Avada Kedavra. Acredito que foi uma cena colocada com o intuito de fazer um paralelo com a história do “Menino que Sobreviveu”. A cena lembra um pouco, embora o fim da criança seja diferente.

Mas uma das melhores cenas do filme (e nisso até os críticos negativos concordam) é quando Grindelwald faz um discurso para um grande plateia de bruxos.

Podemos ver como ele tem o dom de manipular as pessoas e convencê-las de que o que faz é pelo “bem maior”. E o mais interessante é que ele faz isso com fatos reais do mundo não bruxo – o que é um pouco assustador. Resumindo, ele mostra como os trouxas destroem o mundo.

Ele tem tudo para ser um vilão ainda mais interessante que Lord Voldemort.

 

Okay, agora vamos aos pontos negativos.

 

Pontos negativos em Animais Fantásticos

Como disse, gostei do filme. Mas alguns pontos ficaram sem explicação ou não se encaixaram bem.

Cadê os crimes?

Acho que essa é a maior crítica feita ao filme. Não faz muita justiça ao nome.

Grindelwald é um vilão impressionante e bem interpretado, mas não fomos apresentados aos seus crimes de fato. Apesar de no começo do filme ele estar preso e cometer alguns assassinatos. Será que o nome se refere a isso?

Ficou um pouco confuso.

Personagens pouco desenvolvidos

Acho que como fãs que cresceram envolvidos no universo de Harry Potter nós nos acostumamos a esperar um desempenho fantástico de J.K. Rowling. Não que ela tenha feito algo errado aqui. Eu nunca me atreveria a criticá-la! Nunca, jamais!
O que acontece é que temos muitos personagens e tudo se torna muito corrido.
Então ao mesmo tempo que conhecemos muitos personagens, não conseguimos nos aprofundar na história de nenhum.
E não estamos acostumados a isso. O que não nos permite criar empatia com eles.
Os conflitos que ocorrem acabam se resolvendo muito rapidamente e com soluções meio bobas, às vezes.
Acho que em um livro seria ótimo, em um filme não deu certo ainda.
Mas J.K. Rowling é genial, tenho certeza de que não irei me decepcionar.
Bom, deu para ver que tenho mais pontos positivos que negativos, né? rsrs
É um bom filme, inclusive quero assistir novamente. É preciso um pouco de atenção para que tudo se encaixe. As coisas acontecem muito rapidamente e se bobear você não entende o que tá rolando.
Mas, sinceramente, eu li as críticas antes de assistir e já fui com o coração na mão com medo de me decepcionar e isso não aconteceu.
Recomendo assistir e tirar suas próprias conclusões!
Já assistiu? Depois de assistir me conta o que achou!
Beijos e até mais!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *