Curiosidades,  Dicas

Aprender dormindo: é possível?

Aprender dormindo, o sonho de todo estudante! Mas será que é realmente possível absorver conhecimento enquanto dormimos? Alguns estudos mostram que sim!

Mas é claro que não é colocando o livro embaixo do travesseiro e simplesmente dormir… Adquirir conhecimento por osmose ainda não é uma realidade, infelizmente. Porém há pelo menos quatro coisas que o cérebro consegue assimilar enquanto dormimos. Spoiler: a maioria envolve o uso de sons.

Vamos conferir:

Palavras em outro idioma

Cientistas fizeram um estudo em que falantes de alemão estudaram algumas palavras em holandês e em seguida foram separados em grupos e colocados para dormir.

Enquanto eles dormiam, os pesquisadores colocaram para tocar uma gravação com as palavras que eles haviam aprendido para um grupo enquanto o outro grupo não ouviu som nenhum.

Quando acordaram realizaram um teste para ver o quanto se lembravam das palavras que haviam aprendido. O grupo que ouviu sons enquanto dormia teve um desempenho bem melhor que o que não ouviu nada.

Para confirmar a pesquisa fizeram um experimento com outro grupo que não dormiu, mas foi instruído a caminhar ou fazer outra atividade. Novamente os que ouviram sons enquanto dormiam se saíram bem melhor!

Então talvez seja uma boa ideia deixar uma gravação no idioma que quer aprender rolando enquanto você dorme. Além de descansar você ainda vai aprender dormindo!

Habilidades musicais

Um outro estudo foi feito ensinando pessoas a tocar violão usando uma técnica inspirada no jogo Guitar Hero. Depois dessa aula os alunos dormiam por alguns minutos e quando acordavam tinham que tocar a música novamente.

Os alunos não foram informados, mas enquanto dormiam um grupo ouviu repetidas vezes a melodia que devia tocar enquanto o outro grupo não ouviu nada.

Após isso, o resultado foi que ao acordar o grupo que ouviu a música dormindo conseguiu reproduzi-la muito melhor que o grupo que não ouviu nada.

Lembrar onde guardou algo

Okay, isso não é exatamente aprender algo. Mas é legal lembrar de onde guardamos um arquivo no computador, por exemplo, que é exatamente o que foi feito nesse estudo.

Pessoas de 60 anos de idade guardaram um arquivo no computador e ao fazer isso ouviam um determinado som. Depois disso, foram convidados a tirar duas sonecas.

Na primeira, eles somente dormiram, sem ouvir som nenhum. Na segunda, uma parte do grupo ouviu o mesmo som que ouvia quando guardava o arquivo no computador. Ao acordar, eles relataram que não lembravam de ouvir som algum durante o sono.

Bom, o grupo que ouviu aquele som enquanto dormia conseguiu lembrar mais facilmente onde estava o arquivo.

Hackear memórias

Você talvez já tenha ouvido falar que enquanto dormimos nosso cérebro promove uma “limpeza” gravando memórias importantes e descartando aquelas não tão importantes. Pois bem, pesquisadores dizem ter encontrado uma forma de “hackear” esse sistema de armazenamento.

O que eles descobriram foi que relacionar um som a uma memória auxilia na preservação dessa memória (como no caso desse estudo anterior com os arquivos no computador).

O estudo foi assim: pessoas foram convidadas a guardar arquivos no computador e a cada vez que guardavam um item um som tocava. Mas um som específico, por exemplo: ao guardar uma imagem de gatinho ouviam um miado, uma imagem de sino, um badalar de sino e etc.

Depois todos foram dormir (pelo jeito participar desse tipo de estudo é bom, né?). Enquanto dormiam, um grupo ouviu os sons novamente e o outro grupo, não.

O grupo que ouviu os sons enquanto dormia se lembrava melhor dos ícones armazenados. Então uma boa ideia é relacionar o que você quer lembrar a um som específico e ouvir esse som algumas vezes para preservar a memória.

O que nos faz “aprender dormindo”?

Durante o sono a atividade no cérebro diminui. Principalmente durante as fases de sono profundo em que as ondas cerebrais ficam mais lentas e sincronizadas e acontece a reorganização das memórias.

Todos nós temos durações de sono profundo diferentes, mas quanto mais tempo passarmos nesse estágio de sono maior deve ser a nossa capacidade de aprender dormindo, pois nossa memória vai ter mais tempo para se reorganizar.

Então, como já vimos nas dicas científicas, está mais do que provado que uma boa noite de sono é muito importante no processo de aprendizado!

*Esse post foi feito com base nesse artigo da ScienceAlert (em inglês).

Até mais 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *