Dicas

Estresse pré-vestibular: como combater?

Em muitos casos o período pré vestibular é uma época de muito estresse. Longas horas de estudo, revisões sem fim, poucos momentos de lazer e o desejo de aprovação são alguns dos itens causadores de tensão.

Muitas vezes essa tensão deixa de ser normal e passa a ser prejudicial para o estudante e pode, inclusive, afetar seu desempenho nas provas.

É preciso identificar o que causa esse estresse e combater antes que se agrave mais ainda. Então, se você anda um pouco mais tenso que o normal, seria bom seguir alguns desses passos e prevenir o agravamento do quadro.

Tenha um planejamento

Um bom método para prevenir o estresse é ter a sua rotina planejada. Assim você vai ter claro o que será feito e em qual momento. Isso fará com que se sinta mais seguro e menos ansioso, pois se seguir o planejamento tudo sairá bem.

Não esqueça de incluir nesse planejamento algum tempo para relaxar, e se possível inclua alguma atividade física.

Tenha momentos de lazer de qualidade

Separe um tempo no seu planejamento para o lazer e viva esse momento. Evite falar sobre o vestibular, as provas e esses assuntos nos quais você já pensa nos outros momentos. Faça algo que lhe agrade, lembre-se de respirar corretamente e aprecie o momento.

Manter a mente relaxada afasta o estresse e dá energia para estudar mais e manter sua produtividade!

Cuide da sua saúde

Procure se alimentar bem e dormir o suficiente. Como já descobrimos aqui, não é uma boa estratégia ficar sem dormir para estudar. Ao contrário, dormir bem auxilia na concentração e na memória.

Ao acordar procure tomar um bom café da manhã. Separe alguns momentos para relaxar um pouco antes de começar a estudar.

Você pode meditar, orar ou ler um texto inspirador, faça algo que te deixe com a mente pronta para iniciar de fato a sua rotina.

Espero que essas dicas ajudem nesse período tão importante, mas caso esse desconforto pareça ser demais para você procure ajuda profissional.

Conheço alguns estudantes que começaram a fazer terapia na época do vestibular e todos dizem que foi a melhor coisa que podiam ter feito pela sua saúde mental e pela sua vida acadêmica.

Beijos, até mais e boa prova!

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *