Dicas

ENEM 2018: o que fazer na semana anterior e dias das provas

A primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2018 será nesse domingo, dia 4 de novembro e com isso a ansiedade de quem vai fazer a prova já começa a sair do controle. No entanto, sabemos que o nervosismo pode atrapalhar o desempenho.

Como já vimos aqui não adianta fazer intensivão de estudos tão em cima da hora, pois esse método de estudo trará mais malefícios que benefícios. Então o que fazer nesses dias que antecedem a prova?

1 – Certifique-se de que conhece bem as regras do ENEM

Leia o Edital da prova e certifique-se de que atende aos requisitos, conhece os procedimentos e o que pode ou não ser feito durante a prova. Apesar de essa preocupação não ser tão comum, é importante saber essas informações pois algumas condutas podem eliminar o candidato.

Por exemplo, só pode utilizar caneta com tubo de material transparente, só pode começar a escrever na prova após o início do exame e outros detalhes assim.

Importante: verifique e confirme o horário em que os portões serão abertos e fechados na sua cidade. Lembre-se que o horário que consta no edital é o horário de Brasília.

Saber essas informações podem te ajudar a se sentir mais confiante.

2 – Reduza a intensidade dos estudos

A prova do ENEM é longa e cansativa, então na semana anterior reduza a intensidade das revisões e tente relaxar um pouco.

Procure ter boas noites de sono e alimente-se bem para chegar no domingo descansado e pronto para enfrentar as horas de prova.

3 – Tenha algumas horas de lazer

Para aliviar o estresse e a ansiedade é uma boa ideia realizar alguma atividade que lhe dê prazer. Pode ser um passeio em algum lugar legal, bater um papo com amigos ou assistir alguns filmes.

Mas seja moderado, a ideia é relaxar.

4 – Alimente-se antes da prova

E não deixe de levar um lanche para não ficar com fome. Esse cuidado é importante também porque assim você para por alguns minutos durante a prova e relaxa um pouco. Aproveite esse momento para mover um pouco o pescoço e esticar os braços.

Muito importante: leve água! Estar bem hidratado ajuda a ter mais concentração e resultados melhores.

5 – Na hora da prova: escolha as questões para iniciar

Faça uma análise geral da prova, folheie o caderno, assim você vai poder reconhecer os assuntos. Feito isso, procure iniciar pela matéria com a qual você tem mais afinidade.

Caso você chegue em uma questão muito difícil o melhor a fazer é deixá-la para depois. Nesse caso, faça uma marca para não esquecer e continue a prova. Depois de resolver as que sabe, volte e use o restante do tempo nessas que deixou.

6 – Em ciências da natureza, resolva primeiro as questões de Biologia

Aqui a estratégia é responder logo as questões que não envolvem cálculo e assim guardar tempo para Química e Física que necessitarão de uma dedicação maior.

Mas se você tem facilidade em questões de cálculo e dificuldade nas outras, talvez fazer o inverso seja o seu melhor caminho.

7 – Conheça os critérios de correção da redação

Alguns critérios são seguidos na correção da redação e os pontos são atribuídos de acordo com esses critérios. Conheça e os tenha mente no momento de escrever.

Essas são as dicas de hoje. Espero que ajudem a manter a calma nesses dias e que você possa alcançar um bom resultado.

Tem mais alguma dica para quem vai fazer a prova? Divide com a gente!

Boa prova!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *