Resenha

Papel, papel e… papel. Entendendo os diferentes tipos

Há um tempo atrás eu, em minha inocência papelística, achava que só havia o papel sulfite e algumas poucas variações (que eu nem entendia muito bem pra que servia). Então entrei nesse reino de papel () e UAU! Como existem variedades de papeis!!

Como gosto de montar minha agenda e meus próprios cadernos e blocos de anotações, pude testar e descobrir quais são melhores para determinada finalidade (depois de muita pesquisa também, é claro). Então reuni aqui um resumo explicativo dos papeis mais comuns e que tenho usado. Claro que dependendo da marca pode haver alguma diferença, mas dá pra ter uma ideia geral de para qual finalidade o papel é mais adequado e, assim você pode escolher mais facilmente qual usar.

Mas primeiro:

O que significa aquele 75g ou 90g que aparece nas embalagens de papel?

Eles indicam a gramatura do papel, que é uma unidade de peso expressa em g/m². Quanto maior for esse peso, maior a espessura do papel. Saber disso é importante, pois indica a qualidade do papel e que tipo de trabalho ele suporta. Por exemplo, um papel de 75 g/m² que recebe um trabalho de aquarela com certeza manchará no verso, pois ele não é da gramatura indicada para esse tipo de papel.

Ah, e vamos esclarecer algo: a gramatura não se relaciona diretamente com a espessura. A gramatura se refere à massa (celulose+cargas+aditivos). Já a espessura é a distância entre as duas faces do papel, e é expressa em µm (micras).

Agora sim, vamos aos papeis em si.

Papel sulfite 75g ou menos

É o mais comum, que geralmente temos em casa. Ideal para escrever com caneta esferográfica ou lápis. É ok para fazer colagens, mas se fizer sobreposições dá pra sentir que fica um peso a mais e parece que o papel não vai suportar. É mais um problema sensorial, na maioria das vezes o papel não chega a rasgar.

Indicado para: impressões, anotações feitas a mão, rascunhos.

Papel sulfite 90g

Esse é o que mais gosto de usar. Por ser um pouco mais grossinho, aguenta um pouco mais tintas mais líquidas e diferentes tipos de canetas sem manchar do outro lado. E as colagens ficam bem bonitas e não tem o problema sensorial que sinto com o de 75g. Gosto dele também pois o preço ainda é acessível, então posso usar com tranquilidade.

Não é um papel à prova de vazamentos, com algumas canetas porosas ainda dá pra ver a sombra do outro lado da folha. E quando faço algum desenho ou passo a caneta várias vezes em um mesmo lugar, pode acontecer de vazar por causa da saturação no mesmo ponto do papel.

Indicado para: impressões em geral, anotações feitas a mão com canetas diferentes, colagens, carimbos, cadernos feitos à mão.

Papel sulfite 120g

Mais grosso, mas ainda flexível. Bom para pintar, mas ainda corre o risco de vazar dependendo do material utilizado. Ainda não é um papel para usar aquarela, por exemplo. Coloquei ele aqui pois é uma boa opção com preço acessível. Mas para um trabalho profissional precisa ser um pouquinho mais grosso.

Indicado para: letterings, desenhos, colagens, carimbos.

Papel cartão 199g

Bem mais grossinho e ainda flexível, possibilitando fazer dobras simples. Normalmente aguenta bem tintas de carimbos, mas algumas canetas de ponta porosa ainda podem vazar.

Indicado para: divisórias para agenda, folha base para scrapbooking, capa para cadernos feitos à mão.

Papel para scrapbooking

Aquelas folhas fofas com estampas que a gente morre de vontade de comprar, mesmo sem ter nada pra fazer com elas! Tem gramaturas variadas, podem ser vendidas soltas ou em blocos, geralmente medem 30 x 30 mas podem variar também. Perfeito para decorar, embora, às vezes eu ache o papel fino demais para fazer algumas coisas específicas. Nesses casos eu colo em um papel mais grosso antes de usar.

Indicado para: decoração de bullet journal, decoração de divisórias, decoração de papel em geral.

Papel fotográfico 160g (glossy paper)

É um tipo usado para imprimir fotos, porém mais fino que aqueles de foto normal. É legal de usar porque dá para colar no bullet journal, por exemplo, as fotos com uma qualidade legal e com menos volume no caderno. Dá pra comprar no formato A4 e imprimir várias fotos, de vários tamanhos, e cortar. Mesmo sendo fino, também serve para colocar no porta retratos normalmente.

Indicado para: impressão de fotos para colagem ou para porta retrato.

Papel de etiquetas brancas

Legal para fazer adesivos em casa. Tenho uma pasta no Pinterest só para adesivos e imagens que acho que posso usar como adesivos. Tem a opção de comprar com recortes e a opção da folha inteira. Acho interessante a folha inteira, sem cortes, porque assim posso imprimir ou desenhar o que eu quiser e recortar.

Indicado para: impressão (ou desenho) de adesivos e etiquetas

Papel para aquarela 300g

Como o nome diz, é um papel ideal para artes em aquarela. Bom, obviamente que se aguenta aquarela aguenta qualquer outra tinta de caneta sem marcar do outro lado haha. É um papel mais caro, mas muito bom para artes em geral.

Indicado para: artes com aquarela

Esses são os papeis mais comuns e fáceis de encontrar. Claro que existem muitos outros tipos nesse amplo reino de papel, mas acho que uma boa parte do que é usado para fazer agendas, scrapbooking e bullet journal está aí.

Na hora de comprar você ainda pode perceber uma variação de gramatura entre uma marca e outra, e algumas vezes a diferença de valor entre um e outro é grande. Por exemplo, algumas marcas tem o papel cartão em 180g, outras 199g e outras ainda em 210 g. A variação é pequena, mas isso afeta bastante o preço. Algumas papelarias tem um book de amostras, se possível tente tocar para ver qual se encaixa mais no que você precisa. Se não der, recomendo comprar pouca quantidade para testar e decidir qual o melhor custo benefício. Quando a variação de gramatura é pouca assim, geralmente não afeta muito o resultado final. Então eu arrisco comprar o mais barato. Mas isso a gente só percebe depois de um tempo testando mesmo.

Espero que essas informações sejam úteis na hora de comprar seus papeis. E o mais importante: divirta-se! Antes de qualquer coisa temos que ter prazer em qualquer atividade 🙂

Até mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *