Resenha

Depois, Stephen King

‘Depois’ é o mais novo livro do autor Stephen King e aqui no Brasil a editora Suma trouxe o lançamento sem demora!

Um fato interessante é que a capa lançada no Brasil é a mesma da americana (gosto muito disso)!

Sinopse: “Um livro que demonstra todo o talento de Stephen King, Depois é assustador e emocionante, e fala dos desafios de crescer e aprender a distinguir o certo do errado. Uma história poderosa, perturbadora e inesquecível sobre o preço de encarar o mal, não importa sob qual forma ele se esconda.

James Conklin não é uma criança comum: ele vê gente morta. Com que frequência? Jamie não sabe bem; afinal, os mortos em geral se parecem muito com os vivos. Exceto pelo fato de que eles ficam para sempre nas roupas em que morreram, e são incapazes de mentir.

Sua mãe implora para que ele mantenha essa habilidade em segredo, o que não é problema na maior parte do tempo. Pelo menos até Liz Dutton, a companheira de sua mãe e detetive do Departamento de Polícia de Nova York, aparecer na saída da escola e anunciar que precisa de ajuda.

É assim que Jamie embarca em uma corrida para desvendar o último segredo de um falecido terrorista, e começa a jornada mais assustadora de sua vida.”

Um menino que vê gente morta

Em ‘Depois’, conhecemos James Conklin, um menino (no começo do livro) que vê gente morta. Mas não pense nisso como acontecia com aquele menino do filme ‘O sexto sentido’, pois aqui temos algumas sutis diferenças.

Primeiro, que esse contato com os mortos não dura muito tempo. Após a morte, eles ficam por aqui por uma semana, mais ou menos. Aos poucos eles começam a ficar mais calados, a voz mais distante, até desaparecerem de vez. Para onde? Jamie não sabe.

Outro ponto é que os mortos não podem mentir, quando Jamie faz uma pergunta eles têm que responder e tem que ser a verdade, mesmo que não queiram. Mas a maioria parece não se importar em falar, como se os fatos de sua vida não importassem tanto após a morte.

Isso é muito útil em determinados pontos da história, até que ele encontra um morto que foge desses padrões.

Uma vida cheia de livros e uma família complicada

Jamie vive com a mãe, uma agente literária que enfrenta problemas financeiros. Os autores que ela agencia não rendem tanto quanto ela precisaria, sendo que apenas um é de fato um autor de sucesso. Ele é o autor de uma série de sucesso e é o ponto que realmente impede que a família de Jaime vá à falência.

A identidade do pai menino é um mistério, até para o próprio Jaime. Sua mãe nunca fala nele e Jaime se habitua a não perguntar.

Apesar disso, ou exatamente por isso, Jamie é um bom protagonista, carismático, debochado e esperto, mesmo quando pequeno. Isso torna bem fácil aceitar o lado paranormal da história, tudo parece muito real.

Sempre tem um depois

A maioria dos fantasmas é inofensiva e desinteressada dos assuntos dos vivos, até que um deles não é assim

A mãe do Jaime tem uma namorada (que eles chamam de “amiga especial”) que é policial, mas acaba se metendo em problemas no emprego. Então tem a brilhante ideia de usar o dom de Jaime para se promover na carreira em um caso. É aí que a história desanda.

Não vou contar  mais que isso para guardar a surpresa que é um dos pontos que tornam essa história interessante.

É um livro de terror, mas não tão aterrorizante

Só digo que a narrativa criada foi brilhante no sentido de nos fazer aceitar como normal e rotineiro o fato de que o protagonista fala com gente morta. Então quando isso se torna um terror para ele se torna um terror para quem está lendo também!

‘Depois’ não é um livro aterrorizante como outros do Stephen King, mas garante algumas cenas bem tensas e até macabras.

Mas, ainda que incrível para um livro de terror, também tem cenas fofas, principalmente com um vizinho, o professor Burket, que tem um final interessante e foi uma das cenas que  mais gostei.

O final de ‘Depois’ me surpreendeu por ser crível e com muitas reviravoltas, além de ter a parte mais assombrosa da história.

Se você gosta de um terror leve, pode ler sem medo (haha). 

Referências a outros livros do King

Quem gosta de Stephen King vai encontrar referências a outras histórias do autor como ‘Um Sonho de Liberdade’, o conto ‘Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank’ e até um conhecido ritual que aparece em It.

Informações sobre ‘Depois’

Título original: Later
Autor: Stephen King
Editora: Suma
Tradução: Regiane Winarski
Páginas: 192
Nota: 4/5
Disponível na Amazon.

Até mais ❤️

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *