Curiosidades

Bibliotecas pelo mundo: Tianjin, na China

A Biblioteca de Tianjin Binhai, também conhecida como The Eye, fica na China e é a terceira que vamos conhecer na série “Bibliotecas pelo mundo”.

Ela faz parte do Centro Cultural Binhai, sendo uma de suas cinco atrações centrais.

Destaque para o fato de ter sido construída em apenas três anos, contando desde o primeiro rascunho do projeto!

Foi inaugurada em outubro de 2017 e encanta todos com suas enormes estantes brancas e onduladas que vão do chão ao teto que criam um efeito visual incrível.

Em média, aos fins de semana o público fica em torno de 15 mil visitantes.

Curiosidade (chocante): Muitos dos livros são, na verdade, imagens impressas em placas de alumínio! É isso mesmo, nem tudo que vemos nessas fotos são livros reais (mais abaixo temos a explicação para isso).

No entanto, a biblioteca de Tianjin tem mais de 200 mil exemplares (reais) e capacidade para armazenar até 1.2 milhão de obras.

O prédio tem cinco andares e um espaço total de 33.700 metros quadrados. Mas o grande destaque fica bem no centro, uma grande e luminosa esfera que, na verdade, é um auditório com capacidade para 110 pessoas.

Por causa dessa esfera a biblioteca de Tianjin é apelidada de ‘The Eye‘ já que a esfera, que lembra uma íris, pode ser vista do lado de fora através de uma abertura em forma de olho.

Por dentro de Tianjin

O prédio realmente é bem grande e é bem distribuído ao longo de cinco andares. Nos dois primeiros têm salas de leitura e nos demais andares há salas de salas de computadores, salas de reuniões e escritórios. Já na cobertura há dois pátios.

No entanto, por causa da corrida para concluir a biblioteca rapidamente e outras situações, a área principal não pode ser usada para armazenamento de livros.

E mais: as salas que davam acesso às camadas superiores das prateleiras não foram construídas a tempo e ficaram de fora do projeto. Por isso, as encadernações foram impressas nas costas do espaço das prateleiras para as fotografias do dia da abertura. Portanto, nem tudo o que vemos nas fotos são de livros verdadeiros!

Essa é uma biblioteca pública e integra um grande projeto urbano desenvolvido pelo Instituto de Planejamento e Design Urbano de Tianjin (TUPDI), que tem como objetivo criar um enorme polo cultural nessa região.

Abaixo podemos ver um vídeo muito interessante da empresa responsável pela construção da biblioteca.

Essa, com certeza, é uma biblioteca que quero conhecer pessoalmente!

O que você achou?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *