Resenha

A garota do lago, Charlie Donlea

Em “A garota do lago” conhecemos a história de uma jovem estudante de direito violentada e assassinada de forma brutal. A jornalista Kelsey Castle é enviada para a pequena cidade onde o crime aconteceu para investigar enquanto luta para se recuperar de um trauma pessoal.

A vítima, Becca Eckersley, escondia algum segredo de todos. Será que esse segredo foi o motivo de sua morte?

Sinopse

“Summit Lake, uma pequena cidade entre montanhas, é esse tipo de lugar, bucólico e com encantadoras casas dispostas à beira de um longo trecho de água intocada.

Duas semanas atrás, a estudante de direito Becca Eckersley foi brutalmente assassinada em uma dessas casas. Filha de um poderoso advogado, Becca estava no auge de sua vida.

Atraída instintivamente pela notícia, a repórter Kelsey Castle vai até a cidade para investigar o caso. E logo se estabelece uma conexão íntims quando um vivo caminha nas mesmas pegadas dos mortos.

E enquanto descobre sobre as amizades de Becca, sua vida amorosa e os segredos que ela guardava, a repórter fica cada vez mais convencida de que a verdade sobre o que aconteceu com Becca pode ser a chave para superar as marcas sombrias de seu próprio passado.

Resumo

Kelsey Castle é uma jornalista investigativa que passou por um acontecimento traumático e está tentando voltar à sua rotina. Na tentativa de ajudá-la seu chefe a envia para cobrir a história sobre o assassinato de Becca, que aconteceu na cidade de Summit Lake.

Becca Eckersley era uma jovem estudante de pós-graduação em direito e foi assassinada de forma brutal dentro da casa de sua família. Ela tinha um futuro promissor e grandes planos.

Filha de um advogado rico e importante, vinda de uma família tradicional e muito estudiosa, assim ela era vista por todos.

Reservada, com poucos amigos e, aparentemente, sem inimigos. No entanto, tudo aponta para o fato de que o assassino era conhecido dela.

Conforme avançamos na história vamos descobrindo que sua vida na verdade andava muito turbulenta e ela guardava um segredo de todos. Isso nos leva a pensar: será esse segredo o motivo da sua morte?

Sua família parece querer encobrir e abafar tudo referente a morte da filha. Inclusive, o delegado responsável é afastado e a jornalista passa a ser perseguida. Com todos esses elementos, A garota do lago parece ser uma história cheia de tensão e emoção, certo?

Opinião

Não é uma história cheia de tensão e emoção…

Com esse enredo, A garota do lago tinha tudo para ser um daqueles livros tensos que nos prendem e nos deixam ávidos por um desfecho surpreendente. Mas não é isso o que acontece.

Para começar, nenhum dos personagens foi bem explorado. A ideia era que Kelsey fosse a protagonista, mas ela acaba ficando apagada. Mesmo tendo um drama pessoal, que poderia ser conectado com a história de Becca, não nos aprofundamos na personagem e não é possível criar conexão com ela. Sem falar que para uma jornalista reconhecida e premiada, ela faz muito pouco na trama e a investigação só anda por ter pessoas a ajudando e se arriscando por ela.

Desde o começo do livro sabemos que aconteceu algo e ela está em busca de sua recuperação. Apesar disso, há apenas uma pequena passagem que conta o que aconteceu e depois o assunto é esquecido.

Assim, o autor perdeu a chance de explorar o passado dela e formar uma conexão com o crime atual e deixar a trama bem mais interessante, ele tinha todos os elementos para isso!! (chega a dar raiva). Toda a conexão que ele poderia ter feito, as comparações entre passado e futuro e as lembranças afloradas… Daria muito valor e emoção.

A vítima, Becca, também não foi bem desenvolvida. Finalizei a leitura sem entender se ela era uma boa moça ou se na verdade era dissimulada e manipuladora.

Vou falar sobre o final, mas sem spoilers

O final me irritou de várias formas. Primeiramente, me senti enganada ao descobrir quem era o assassino. Depois, pensando bem, até que foi bem óbvio e uma saída muito fácil para o autor.

Outro ponto que me incomodou foi o que aconteceu depois da resolução de tudo, pois a história do nada virou uma história romântica bem ao estilo Nicholas Sparks. Minha reação foi: “Oi? Estou lendo o livro certo?” Uma história de suspense virou um romance clichê, e do tipo clichê forçado.

A ideia do livro é muito interessante, mas mal trabalhada. O tal segredo que Becca esconde foi o que me manteve interessada e curiosa. Porém, quando descobri o que era, fiquei tipo: “Sério? Era isso?

Mais uma coisa: o crime aconteceu em uma cidade pequena, onde a vítima era conhecida e andou por lá, conversou e tudo, mas ninguém viu nada?? Ninguém sabia falar de nenhum amigo ou namorado dela sendo que ela esteve na cidade com ele mais de uma vez!!!

O motivo dos pais esconderem as informações não foi bem explicado e essa parte da história se perdeu. Também não entendi o título “A garota do lago“, foi só porque aconteceu em uma cidade que tem um lago? Sei lá, não faz muita diferença para a história, mas achei que o tal lago fosse mais importante para estar no título. Ela nem morava lá, só foi passar um fim de semana. Para você ver que fiquei sem entender tanta coisa que nem o título fez sentido.

Resumindo: Tinha tudo para ser um grande livro, mas tudo o que poderia ser aproveitado foi deixado de lado. Quando surgia algo interessante (e eu pensava que ia melhorar) era rapidamente esquecido. A única parte que realmente gostei foi a explicação do que aconteceu com o assassino e o desenvolvimento da sua história até aquele momento. Pois, psicologicamente fez sentido o desenrolar da história dele. Entendi mais sobre os sentimentos do assassino que da vítima ou da personagem principal… Embora o final dele também não tenha me convencido.

Quotes

O livro não me agradou, mas claro que pode agradar muitas outras pessoas. Lembre que a experiência de leitura de cada leitor é diferente e depende muito dos seus gostos e experiências pessoais.

Por exemplo, recomendo essas duas resenhas positivas sobre o livro:

Após a leitura desse novo ponto de vista você poderá decidir se vale a pena ler ou não.

Ou você já leu esse livro? O que achou?

Informações sobre A garota do lago

Autor: Charlie Donlea
Editora: Faro
Nota: 2/5
Disponível na Amazon


7 comentários

  • Isadora Santos

    Poxa , é realmente uma pena ver essas ressalvas negativas sobre o livro, principalmente quando se tem um tema que pode ser tão bem explorado.
    Mas infelizmente livros são assim, as vezes nos surpreendem mas não do jeito bom, espero que sua próxima leitura seja mais agradável!

  • Debora Sapphire

    Eu adoro quando conforme avançamos na história vamos descobrindo que na verdade a vida da personagem não era bem aquilo cujo aparentava ser. Acho esse um ponto interessante e intrigante do livro, apesar de não ter lido. Porque acho que é um livro que não daria muito certo para mim também por algumas razões. Enfim, achei super ótimo você ressaltar que a experiência se cada leitor é única e o que não deu certo para um pode dar certo para outro. Eu estou sempre ressaltando isso também. Acho importante. Gostei muito da resenha!

  • Debora Sapphire

    Eu adoro quando conforme avançamos na história vamos descobrindo que na verdade a vida da personagem não era bem aquilo cujo aparentava ser. Acho esse um ponto interessante e intrigante do livro, apesar de não ter lido. Porque acho que é um livro que não daria muito certo para mim também por algumas razões. Enfim, achei super ótimo você ressaltar que a experiência de cada leitor é única e o que não deu certo para um pode dar certo para outro. Eu estou sempre ressaltando isso também. Acho importante. Gostei muito da resenha!

  • Sobre a Leitura

    Esse foi um dos livros lido na leitura coletiva da Faro Editorial, o Faroníacos. Quem leu foi a outra criadora de conteúdo do blog Sobre a Leitura mas lembro de ver muitas resenhas positivas, mas é isso que me encanta na literatura: cada um sente de uma forma. Tem muita gente que ama “O colecionador” do John Fowles e eu detestei. Fiquei com esse mesmo sentimento de “nossa, eu tô entendendo os motivos do assassino mas não consigo ter empatia pela vítima”. Agora fiquei mais curiosa para conferir “A garota do lago” e ver o que eu acharei. Dizem que o melhor livro do autor é “Não confie em ninguém”. Espero poder ler ambos esse ano.

    • Carol Cavalcanti

      Também amo essa característica da literatura, cada livro pode ter um experiência de leitura diferente para cada leitor.
      Estou com o “Deixada para trás” do mesmo autor para ler aqui, mas vou dar um tempinho para passar um pouco dessa decepção que tive rs. Pretendo dar mais uma chance para o autor, sim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *