Curiosidades

Conhecendo o autor: J. K. Rowling

Vamos conhecer algumas curiosidades sobre a autora J. K. Rowling! Esse é o segundo post da série “Conhecendo o autor”, se quiser ver o primeiro, clique aqui.

Na minha mente, acho impossível que alguém não conheça J. K. Rowling! Mas pode acontecer, afinal de contas ninguém é obrigado a saber de tudo. Sendo assim, vamos a uma breve apresentação:

Joanne Rowling, mais conhecida como J. K. Rowling, é a autora da saga Harry Potter. Seus livros ganharam popularidade mundial, e receberam diversos prêmios, venderam mais de 500 milhões de cópias e se tornaram a série literária mais vendida da história. A Warner Bros. adaptou os livros para o cinema, e os filmes também entraram na lista das maiores bilheterias.

Curiosidades J. K. Rowling

📚 Como eu expliquei nesse vídeo sobre nomes de autores, a editora que publicou seu primeiro livro temia que garotos não se interessassem por um livro escrito por uma mulher, então seus editores pediram que ela utilizasse duas iniciais e seu sobrenome. Como não tinha nome do meio, escolheu a letra K como a segunda inicial de seu pseudônimo, em homenagem a sua avó paterna Kathleen. No entanto, a autora gosta de ser chamada de Jo.

📚 Desde o lançamento do último volume da saga (2007), Rowling já escreveu cinco livros para o público adultoMorte Súbita (2012) e, sob o pseudônimo de Robert Galbraith, O Chamado do Cuco (2013), precedido por O Bicho-da-Seda (2014), Vocação Para o Mal (2015) e Branco Letal (2018).

📚 Depois do sucesso de Harry Potter, ela foi da pobreza a uma riqueza multimilionária em cinco anos.

📚 É a primeira pessoa na história a ficar bilionária escrevendo.

📚 Ela apoia diversas instituições de caridade, como a Comic Relief, a One Parent Families, a Multiple Sclerosis Society of Great Britain e a Lumos (criada pela própria).

📚 Em 2012, a Forbes retirou Rowling da lista de mais ricos, afirmando que seus 160 milhões de dólares doados para caridade e a alta taxa de impostos no Reino Unido apontavam que ela não era mais uma bilionária

📚 Os pais da autora foram Peter James Rowling, um engenheiro aeronáutico da Rolls-Royce, e Anne Rowling, uma técnica de ciência, e ela nasceu no dia 31 de julho de 1965 (mesma dia e mês de nascimento de Harry Potter).

📚 Seus pais se conheceram em um trem que partiu da Estação de King’s Cross para Arbroath em 1964.

📚 Seu diretor da escola St. Michael’s, Alfred Dunn, serviu como inspiração para Alvo Dumbledore, diretor de Harry Potter.

Casa de Rowling na infância, em Church Cottage, Tutshill, Gloucestershire

📚 Quando criança, Rowling escrevia histórias que lia frequentemente para sua irmã. 

📚 Quando era adolescente, sua tia-avó lhe deu uma cópia da autobiografia de Jessica Mitford, (Hons and Rebels). Mitford se tornou a heroína e a maior inspiração de Rowling, que leu todos os seus livros.

📚 Rowling disse que sua adolescência foi infeliz. Sua vida caseira se complicou com a doença de sua mãe (esclerose múltipla) e a relação tensa com seu pai, com quem não falava.

📚 Rowling revelou que tirou várias inspirações em fatos de sua vida: ela declarou que escreveu Hermione Granger se baseando em si mesma na época que tinha 11 anos. Steve Eddy, que lhe ensinou inglês quando chegou em Wyedean, lembra dela como “não tão importante”, mas como “uma das mais brilhantes do grupo de garotas, e muito boa em inglês”. Sean Harris, seu melhor amigo no Ensino Médio, ganhou um Ford Anglia turquesa, que, segundo ela, a inspirou para a criação do carro voador da família Weasley, em Harry Potter e a Câmara Secreta.

📚 Em 1982, Rowling prestou os exames da Universidade de Oxford, porém não foi aceita, e obteve o Bacharelado de artes em Francês e Estudos Clássicos na Universidade de Exeter.

📚 Em 1990, enquanto estava em uma viagem de trem de Manchester para Londres, a ideia da história de um jovem garoto estudando em uma escola de magia simplesmente “apareceu” em sua cabeça.

📚 Quando chegou em seu apartamento, ela começou a escrever imediatamente. Em dezembro do mesmo ano, a mãe dela, morreu depois de sofrer de esclerose múltipla por dez anos. Ela estava escrevendo Harry Potter na época e nunca havia contado a sua mãe sobre isso.

📚 A morte da mãe afetou drasticamente a escrita de Rowling e ela conectou seus sentimentos de perda com os de Harry quando escreveu detalhadamente o que ele sentia sobre a perda de seus pais no primeiro livro.

📚 Um anúncio no The Guardian fez Rowling se mudar para o Porto, Portugal, para ensinar Inglês como língua estrangeira. Ela lecionava à noite e escrevia de dia, ouvindo o concerto de violino de Tchaikovsky.

📚 Depois de 18 meses no Porto, ela conheceu Jorge Arantes, um telejornalista português, em um bar. Eles se casaram em 16 de outubro de 1992 e sua filha, Jessica Isabel Rowling Arantes (em homenagem a Jessica Mitford), nasceu em 27 de julho de 1993 em Portugal.

📚 O casal se separou em 17 de novembro de 1993. Sempre foi especulado e, inclusive biógrafos, disseram que Rowling sofreu violência doméstica durante o casamento, no entanto a autora nunca confirmou.

📚 Em dezembro de 1993, Rowling e sua filha, ainda bebê, se mudaram para Edimburgo, Escócia, para ficarem perto de sua irmã, tendo escrito apenas três capítulos de Harry Potter até então.

📚 Sete anos depois de se formar na universidade, Rowling se via como um fracasso. Seu casamento havia falhado e estava desempregada com uma criança dependente, porém ela descreveu o fracasso como a chance de se concentrar totalmente em escrever.

📚 Durante esse período, Rowling foi diagnosticada com depressão e admitiu que já pensou em suicídio. Sua doença inspirou alguns personagens, como os Dementadores, criaturas sugadoras de almas introduzidas no terceiro livro.

📚 Rowling passou a depender da assistência social, descrevendo sua situação econômica como “mais pobre possível que se pode ficar na Grã-Bretanha moderna, só que eu tinha um lar.”

📚 Ela começou um curso de formação de professores em agosto de 1995 na Universidade de Edimburgo, depois de completar seu primeiro romance, ainda vivendo de benefícios do Estado. 

📚 Ela escreveu em diversos cafés, principalmente no Nicolson’s Café (propriedade de seu cunhado, Roger Moore) e no Elephant House, onde ela conseguia fazer Jessica dormir.

📚 Em uma entrevista com a BBC no ano de 2001, Rowling negou os rumores de que escrevia em cafés locais para escapar de seu apartamento sem aquecimento, apontando que ele tinha tal equipamento. Na verdade, uma das razões pelas quais escrevia em cafés era que o melhor jeito de fazer sua filha dormir era levando-a para caminhar.

📚 Em 1995, Rowling terminou seu manuscrito de Harry Potter e a Pedra Filosofal em uma velha máquina de escrever. Após a resposta entusiástica de Bryony Evens, um revisor que foi convidado a analisar os três primeiros capítulos do livro, a Christopher Little Literary Agency concordou em representar Rowling em busca de uma editora.

📚 O livro foi entregue a doze editoras, das quais todas recusaram o manuscrito (quando você pensar que tomou uma decisão errada, lembre-se dessas editoras!).

📚 Um ano depois, ela finalmente recebeu sinal verde (e 1500 libras de adiantamento) do editor Barry Cunningham da Bloomsbury, uma editora de Londres.

📚 A decisão de publicar o livro de Rowling se deve muito a Alice Newton, a filha de oito de anos do presidente da editora, que leu o primeiro capítulo e imediatamente exigiu o segundo a seu pai. 

📚 Embora a Bloomsbury tenha concordado em em publicar o livro, Cunningham disse que aconselhou Rowling a procurar um emprego, já que as chances de conseguir dinheiro através de um livro infantil eram mínimas. Logo depois, em 1997, Rowling recebeu uma concessão de 8 mil libras da Scottish Arts Council para continuar escrevendo a série.

📚 Em junho de 1997, a Bloomsbury publicou A Pedra Filosofal com uma impressão inicial de mil cópias, sendo que 500 delas foram distribuídas em bibliotecas. Hoje em dia, tais cópias são avaliadas entre 16 e 25 mil libras

📚 Cinco meses mais tarde, o livro ganhou seu primeiro prêmio, um Nestlé Smarties Book Prize. Em fevereiro, o romance ganhou o British Book Awards na categoria de Livro Infantil do Ano, e mais tarde, o Children’s Book Award. Em meados de 1998, um leilão foi realizado nos Estados Unidos para vender os direitos de publicação do livro, ganho pela Scholastic Inc., por US$ 105.000. Rowling disse que “quase morreu” quando ouviu a novidade. 

📚 Em outubro de 1998, a Scholastic publicou A Pedra Filosofal nos Estados Unidos sob o título de Harry Potter and the Sorcerer’s Stone (Harry Potter e a Pedra do Feiticeiro), uma mudança que Rowling diz se arrepender de ter feito e que teria tentado alterar se estivesse em uma posição melhor na época.

📚 A sequência, Harry Potter e a Câmara Secreta, foi publicada em julho de 1998 e Rowling ganhou outro Nestlé Smarties Prize. Em dezembro de 1999, o terceiro livro, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, ganhou o mesmo prêmio, fazendo de Rowling a primeira pessoa a ganhar três vezes seguidas

📚 Ela então retirou o quarto livro de Harry Potter da disputa para permitir que outros livros tivessem uma oportunidade justa. Em janeiro de 2000, o Prisioneiro de Azkaban ganhou o Whitbread Children’s Book of the Year, embora tenha perdido o prêmio de livro do ano para a tradução de Beowulf, por Seamus Heaney.

📚 O quarto livro, Harry Potter e o Cálice de Fogo, foi lançando simultaneamente no Reino Unido e nos Estados Unidos no dia 8 de julho de 2000 e teve vendagem recorde em ambos os países. Nos Estados Unidos, o livro vendeu três milhões de cópias em suas primeiras 48 horas, quebrando todos os recordes.

📚 Rowling disse que teve uma crise enquanto escrevia o romance e teve que reescrever um capítulo inúmeras vezes para consertar um problema com a trama. Rowling foi nomeada Autora do Ano de 2000 pela British Book Awards.

📚 Um espaço de tempo de três anos ocorreu entre o lançamento de O Cálice de Fogo e o quinto romance da série, Harry Potter e a Ordem da Fênix. Esse intervalo levou a imprensa a especular que Rowling havia desenvolvido bloqueio criativo, rumores que ela negou. Mais tarde, Rowling disse que escrever o livro foi um biscate, que poderia ter sido mais curto e que estava ficando sem tempo e energia enquanto tentava terminá-lo.

📚 O sexto livro, Harry Potter e o Enigma do Príncipe, foi lançado em 16 de julho de 2005. O romance também quebrou recordes de vendas, vendendo nove milhões de cópias nas primeiras 24 horas de lançamento. Em 2006, O Enigma do Príncipe recebeu o prêmio de Livro do Ano no British Book Awards.

Fila de compra do último livro de Harry Potter

📚 O título do sétimo e último livro de Harry Potter foi anunciado em 21 de dezembro de 2006 como Harry Potter e as Relíquias da Morte. Em fevereiro de 2007, foi relatado que Rowling escreveu em um busto de Hermes em seu quarto no Hotel Balmoral que havia terminado o sétimo livro naquele cômodo em 11 de janeiro de 2007. Harry Potter e as Relíquias da Morte foi lançado no dia 21 de julho de 2007 e quebrou os recordes de todos os seus antecessores como o livro mais vendido de todos os tempos. Ele vendeu 11 milhões de cópias no primeiro dia de lançamento no Reino Unido e nos Estados Unidos.

📚 O último capítulo do livro foi uma das primeiras coisas da série que ela escreveu.

📚 Harry Potter é agora uma marca global com um valor estimado em 15 bilhões de dólares, e, a partir do Cálice de Fogo, vem definindo recordes consecutivamente como os livros mais vendidos da história. 

📚 A série, com um total de 4195 páginas, foi traduzida, ao todo ou em parte, para 65 línguas.

📚 Os livros de Harry Potter também ganharam reconhecimento por despertar um interesse na leitura entre os jovens na época em que as crianças são ensinadas a abandonar os livros por computadores e televisões.

📚 Em outubro de 1998, a Warner Bros. comprou os direitos para os filmes dos dois primeiros livros por uma quantia de sete dígitos.

📚 Warner Bros. levou em consideração os desejos de Rowling ao elaborar seu contrato. Uma de suas principais condições era que todo o elenco fosse britânico. Ela também exigiu que a Coca-Cola, a empresa que promovia os filmes nos produtos, doasse 18 milhões de dólares para a Reading Is Fundamental, uma instituição de caridade americana, e também para vários outros programas comunitários.

Deu para perceber que tem muita coisa para falar sobre essa autora que eu tanto amo, né? rs Fiquei até emocionada ao escrever, pois é uma história incrível de superação e acreditar em si mesma.

Já pensou em receber 12 nãos? Às vezes, me pergunto se eu continuaria insistindo… Você continuaria?

Aqui você encontra resenhas e tudo o que já foi dito sobre Harry Potter aqui no Reino de Papel.

Clicando aqui você ver todos os livros da autora na Amazon. E aqui o box completo de Harry Potter (aquele com o castelo na lombada) com desconto de 50%!

Beijos e até mais!

16 comentários

  • Ana Caroline Lima Espindula

    Olá, Carol.

    O bom disso tudo é que a JK se manteve firme e não desistiu, eu certamente faria o contrário.
    Ela faz aniversário um dia depois de mim, que ótimo! 😍 Sou louca por HP, é uma das minhas sagas favoritas e eu adorei saber mais curiosidades sobre ela!

  • Gabriela

    Caramba, que história e que mulher! Não sou uma fã dos livros da autora, confesso, mas é inegável a persistência e a garra dela, na batalha que é em se firmar no meio literário com tantos obstáculos como os que ela sofreu. Sou escritora também, e parece que no Brasil é tudo muito mais difícil, mas ler histórias como essas me faz ver que, se quisermos, conseguimos, independente de quando isso venha a ocorrer. Amei seu post, parabéns pela dedicação!
    (http://livrosdagabi.com)

    • Carol Cavalcanti

      Fico feliz que tenha gostado ❤️
      Encontrei tanta informação, tanta coisa que queria compartilhar! Exigiu um bom tempo para escrever, mas fiquei muito feliz em mostrar tudo isso da história dessa autora que tanto admiro ❤️

  • Fê Akemi

    Simplesmente amo J. K. Rowling!!!!
    São tantas curiosidades bem legais, algumas eu já conhecia e outras amei saber agora.
    Parabéns pelo post incrível, imagino o quanto tenha sido emocionante fazê-lo.

    bjs

  • Erika Monteiro

    Oi, tudo bem? O que dizer dessa autora? Ela é simplesmente incrível. As vezes fico admirada pensando de onde ela tirou tantas ideias, criou tantos personagens e conquistou o mundo inteiro. Apesar de outros livros amo HP. Um abraço, Érika =^.^=

  • Ana Claudia Soriano de Angelo

    Nossa, quanta informação sobre essa mulher incrível! Assisti a um filme na Netflix que retrata a história de luta que ela passa até conseguir reconhecimento e o sucesso que tem hoje. É inspirador! Queria assistir mais vezes mas a Netflix o retirou, infelizmente! Sobre o vídeo e a curiosidade do nome dela, me lembro de ter visto lá no seu canal. Parabéns pela publicação!

    • Cibele

      Ah, que post incrível! Já vou ler o anterior. Gosto muito de conhecer mais sobre autores, e adorei conhecer mais sobre ela. Conhecia pouco em relação a tudo que tem aqui. Rsrs
      Realmente as editoras que recusaram devem ter lamentado muito. Kkkk Há poucos dias descobri que ela usou um pseudônimo pelo simples fato de ser uma mulher. Triste pensar em tantas coisas abrimos mãos por ser mulheres. Espero que isso melhore com o passar do tempo.
      Ainda não li nenhuma obra dela, mas tenho muitos na lista de desejados.
      Amei seu post, beijos

    • Carol Cavalcanti

      Legal, não sabia sobre esse documentário (pena que só descobri agora que já saiu da Netflix rs). Você lembra qual é o título? Quem sabe consigo assistir em outra plataforma? Às vezes encontro alguns no YouTube (tanto gratuito quanto pago por um preço bom).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *