Lançamento,  Resenha,  Vamos ler!

53S760 Draco Cola, A Cauda do Dragão

Vamos falar sobre o livro ‘53S760 Draco Cola, A Cauda do Dragão’, do autor Douglas Portelinha. Esse é um livro de ficção histórica com muitas aventuras e que me fez viajar pela História.

Sinopse

Uma embaixatriz que comanda uma agência de espionagem, um cartógrafo e navegador que trocou seu nome e assumiu uma nova nacionalidade por razões não muito claras, um cavaleiro templário com a missão de conseguir mais conhecimento e informações para transformar uma pequena nação em um Império Naval.

Esta aventura se passa em uma época de acontecimentos extraordinários, descobertas fantásticas, avanços tecnológicos e transformação das artes, como se fosse nos dias de hoje.

As pessoas também usavam a tecnologias de ponta que se tinham na época. Em vez de GPS, astrolábio e bússola, em vez de grandes navios de contêineres cruzando os mares, caravelas e naus. Um alquimista surpreende seus convidados soltando um mecanismo autônomo fantástico em forma de mosquito que voa e sempre volta na palma de sua mão. A história antecipa invenções que em pouco tempo apareceriam como relógios, lápis e telescópio e também mostra no lugar de nobres e fidalgos com roupas espalhafatosas, nobres de ternos como se fossem executivos.

Agência de espionagem e surgimento de tecnologias

Começamos a história na época em que o Tratado de Tordesilhas está sendo assinado. Conhecemos Yohanna, que é embaixadora de Portugal e comanda uma agência de espionagem, e Edoardo Vincenzo, um cartógrafo italiano.

Edoardo está sempre em busca de novos conhecimentos e tecnologias, a serviço de um homem poderoso, por isso Yohanna contrata Miguel para seguir Edoardo na tentativa de saber tudo o que ele faz e descobre.

Aventuras e descobertas

A partir daí embarcamos em uma grande aventura com eles descobrindo muitas coisas e enfrentando alguns perigos também.

Nesse contexto é interessante observar na prática a utilização de equipamentos antigos usados principalmente para navegar, como os mapas e cartas de navegação.

Enquanto acompanhamos também os personagens encontrando alguma invenção que na época é uma grande descoberta, mas nós conhecemos bem pelo fato de usamos rotineiramente, como um lápis, por exemplo.

Outro detalhe interessante é acompanhar esses personagens participando de viagens e eventos históricos, podendo “vivenciar” esses eventos pelos olhos deles, me senti parte da História!

O que achei de Draco Cola

Sempre gostei muito de ler ficção histórica, mas, por algum motivo, há muito tempo não lia um livro do gênero. Então foi muito bom voltar a ter contato com esse tipo de história.

Amei encontrar personagens conhecidos e vê-los presenciando eventos também históricos, como Cristóvão Colombo, por exemplo.

Além disso, essa foi uma leitura que me trouxe conhecimento e, por isso, foi bastante enriquecedora. Um detalhe que ajudou muito foi o fato de o livro trazer notas de rodapé com o contexto histórico da cena ou explicando o significado de algumas palavras.

Por ter muitas informações acabou sendo uma leitura lenta para mim, mas fascinante. Demorei por essa ser a minha forma de assimilar essas informações, pois é possível finalizar a leitura em poucos dias. Então, se você se interessou e vai ler, já aviso que pode ser que esse livro lhe acompanhe por um tempo. Mas não se preocupe, vale a pena!

Se você não costuma ler livros do gênero e quer começar, essa é uma ótima dica para sair da zona de conforto e se aventurar.

Informações sobre 53S760 Draco cola, A cauda do dragão

Título original: 53S760 Draco cola, A cauda do dragão
Autor: Douglas Portelinha
Editora: Chiado Books
Número de páginas: 337
Ano de publicação: 2021
Disponível na Amazon.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *