Documentários,  Reflexão

The call to courage – a palestra de Brené Brown na Netflix

The call to courage” é uma palestra especial da Brené Brown com duração de 1h16m, mas que vai te fazer refletir por muito tempo.

Primeiro, quem é Brené Brown?

Brené Brown é uma pesquisadora norte-americana, formada em serviço social, que estuda constrangimento e vulnerabilidade.

Ficou ainda mais conhecida em 2010, quando fez uma palestra no TEDx Houston sobre o poder da vulnerabilidade. Essa palestra acabou se tornando uma das mais vistas da plataforma.

Brené diz que sem ser vulnerável não é possível amar, viver bem e ser feliz. Também defende que para ser corajoso é preciso ser vulnerável. E nessa palestra especial ela fala um pouco mais sobre isso.

O que aprendi com The call to courage?

O principal ensinamento que tiramos desse especial é que coragem e vulnerabilidade não são opostos, muito pelo contrário.

Segundo Brené, ser vulnerável é ter coragem de se expor sem ter qualquer controle do resultado final. E não é possível ser corajosa sem correr esse risco.

Inclusive, a autora conta que esse TED Talk que a deixou famosa também foi o que a fez entender que para viver ativamente é necessário se arriscar e expor a si mesma.

E que fazer isso traz benefícios e também sofrimento, por isso é um ato de coragem.

Para demonstrar isso, ela conta histórias e experiências em que foi vulnerável,tanto na vida pessoal quanto na profissional.

Assim então ela mostra que podemos nos beneficiar quando baixamos a guarda e permitimos nos mostrar como realmente somos.

Como assim ser vulnerável?

Por exemplo, aquela situação típica de início de relacionamento: quem será o primeiro a dizer “eu te amo”?

Isso é um grande “risco”, ao ser o primeiro a dizer essa frase estamos abrindo nosso coração sem garantias do retorno.

Mas faz parte da vida, se você quer que o relacionamento avance, tenha mais intimidade e mais amor precisa se arriscar e se abrir, deixar o outro saber quem você é e o que quer.

Como Brené bem nos lembra, quem não tem essa coragem pode passar por uma vida inteira sem conhecer o amor. Porque não teve coragem de ser vulnerável.

Outra situação em que se expor pode ser benéfico é nas demais relações, como amizade.

Quando temos que nos adequar e mudar quem somos para caber em um círculo de amigos, por exemplo. Essa relação não será totalmente benéfica, pois você não é livre para ser você mesma.

Mas quando podemos ser nós mesmos e encontramos pessoas que gostam de nós exatamente por ser quem somos, isso é pertencimento e gera boas relações.

E então chegamos a vulnerabilidade no ambiente de trabalho. Brené Brown nos faz refletir sobre como é importante que colegas e chefes estejam abertos ao risco de errar.

O medo de falhar pode acabar com a criatividade e com qualquer chance de inovação. Fingir perfeição e manter tudo como está não nos permite ver as possibilidades de melhora.

No entanto, aceitar que ousar, com risco de falhas, sempre leva a resultados melhores que se manter no lugar de conforto.

Então, essa palestra bastante divertida me fez refletir e encontrar inspiração para me arriscar em várias áreas da minha vida.

Recomendo fortemente que você pare por uma horinha (e dezesseis minutos rs) para ouvir bem o que ela tem a dizer e talvez encontrar coragem para ser vulnerável e se abrir um pouco mais.

Como ela bem diz, ser vulnerável é algo difícil, mas é melhor que chegar no fim da sua vida, olhar para trás e se perguntar “e se…”

Informações sobre The call to courage

Onde: Netflix
Quem: Brené Brown
Duração: 1h16min
Mais: a autora também escreveu vários livros sobre vulnerabilidade e imperfeição, o mais famoso deles é “A coragem de ser imperfeito“.

Já entrou para a minha lista e quero ler em breve. Você já leu?

Beijos e até mais <3

Aproveita e me acompanha nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *