Curiosidades,  Dicas

Gêneros literários: ficção

Continuando nossa série sobre gêneros literários, hoje vamos falar sobre ficção. Então vamos conhecer esse gênero que nos faz viver histórias realmente incríveis.

Definição

“Ficção é o termo usado para designar uma narrativa imaginária, irreal, ou para redefinir obras (de arte) criadas a partir da imaginação. Obras ficcionais podem ser parcialmente baseadas em fatos, mas sempre contêm algum conteúdo imaginário.

No cinema, ficção é o gênero que se opõe a documentário. Existe no cinema e em televisão um gênero híbrido designado docuficção.”

Ficção x Realidade

“A realidade é o limite”

O que é uma representação da realidade e o que é realidade vem sendo motivo de estudo e debate ao logo da história.

Por exemplo, o observador de um quadro, mesmo um quadro pintado com a mais precisa técnica de “realismo”, não seria “enganado”, pois sabia que estava vendo um quadro.

A fotografia, apesar de ser uma captação mais fiel da realidade, não se confunde com ela, por também ser imagem estática.

Mas o cinema mudou isso ao usar a transposição acelerada de imagens, causando a ilusão de movimento, o que amplia a sensação de “realismo”, ainda mais com a chegada das películas em cores (já que o preto-e-branco seria uma forma de diferenciar ficção e realidade).

E quanto ao texto escrito? Levando em consideração que na literatura toda imagem é tida como “imagem mental”, ou seja, um narrador descreve cenas e diálogos e o observador “visualiza” tudo em sua mente, como diferenciar realidade e ficção?

Gêneros de ficção

Mais que ficção científica, muitos gêneros se enquadram dentro de ficção. Na verdade, podemos dividir a literatura em obras de ficção e de não-ficção.

Sendo assim, vamos ver um resumo de alguns:

Drama

É o gênero de literatura que traz histórias compostas em verso ou prosa, geralmente por representação teatral, onde os conflitos e emoções são expressas através do diálogo e ação.

Por exemplo, o livro Como eu era antes de você

Poesia

É uma obra de ficção escrita em forma rítmica e verso com imagens que evocam uma resposta emocional do leitor. Este gênero da literatura nos traz o prazer emocionante de belas, imaginativas ou elevados pensamentos.

Nessa categoria temos como exemplo contemporâneo as obras de Ryane Leão. Por exemplo, “Tudo nela brilha e queima”:

Fantasia

Nesse gênero da ficção temos então a formação de imagens mentais com ideias e características fora da vida real, é a suspensão da realidade.

Por exemplo, Harry Potter!

Humor

É a obra divertida ou cômica. Um estilo de ficção cheio de diversão, fantasia e emoção para entreter. Porém é importante observar que todos os gêneros literários podem integrar uma dose de humor em sua linguagem.

Por exemplo, Contando Ninguém Acredita.

Fábula

É uma história sobre pessoas ou acontecimentos sobrenaturais e extraordinários, geralmente sob a forma de narração e demonstrando uma verdade útil. Normalmente, animais falam como seres humanos e são contos lendários passados através de gerações.

Como, por exemplo, As fábulas de Esopo.

Conto de fadas

Sendo definida como uma espécie de conto ou fábula. Portanto, as histórias são sobre fadas e outras criaturas mágicas, geralmente voltadas para o público infantil.

Temos, por exemplo, Branca de Neve

Ficção científica

É uma história baseada normalmente em conceitos ficcionais e imaginativos, relacionados ao futuro, ciência e tecnologia, e seus impactos e/ou consequências em uma determinada sociedade ou em seus indivíduos.

Sendo também conhecida como a “literatura das ideias”, evita abordar temas sobrenaturais, baseando-se em fatos científicos e reais para compor enredos ficcionais impacto do potencial da ciência, seja real ou imaginado.

Portanto, o mais comum é que seja definida no futuro ou em outros planetas.

Por exemplo, o livro Matéria escura.

Ficção realista

É uma história com elementos tão realísticos que leva o leitor a pensar que a narrativa pode realmente acontecer e é verdadeiro para a vida real.

Como exemplo temos O cortiço de Aluízio Azevedo:

Folclore

É composto por canções, histórias, mitos e provérbios “populares” e que foram transmitidos de boca em boca com o passar do tempo. São histórias amplamente difundidas e muitas vezes tidos como real, mas são baseadas em crenças normalmente sem comprovação alguma (por exemplo: saci-pererê, boitatá, curupira, etc).

No Brasil temos várias histórias de folclore, por exemplo esse livro que reúne 12 histórias:

Ficção histórica

É uma história com personagens fictícios e eventos em um cenário histórico. Por exemplo, A casa das sete mulheres que se passa durante um evento histórico, porém com elementos fictícios.

Horror

Esse ramo da literatura usa elementos chocantes, aterrorizantes ou revoltantes. Nessa narrativa os eventos causam um sentimento de temor nos personagens e no leitor.

Como exemplo não teria como não citar Stephen King, o rei do terror. Um dos meus livros favoritos do autor é:

Mentira

É uma história humorística com exageros flagrantes, com heróis arrogante que fazem o impossível com um toque de indiferença.

Por exemplo, temos as histórias do Jeca Tatu.

Lenda

É uma história que surge como explicação para acontecimentos inexplicáveis. Muitas vezes baseada em fatos, mas também incluindo material imaginativo.

Por exemplo, A lenda da Yara.

Mistério

É um gênero que trata da solução de um crime ou o desenrolar dos segredos.

Se no terror tive que citar King, no mistério o exemplo precisa ser Agatha Christie.

Mitologia

Esse é um tipo de lenda ou narrativa tradicional. Sendo muitas vezes baseada em acontecimentos históricos, que revela o comportamento humano e os fenômenos naturais através de seu simbolismo e ações dos deuses.

Assim, o gênero ficção pode ser definido como obras literárias narrativas cujo conteúdo é produzido pela imaginação e não é necessariamente baseada em fatos. Na ficção algo é fingido, inventado ou imaginado.

E então, gostou de conhecer mais sobre ficção?

3 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *