Entrevista

Entrevista com a autora: Eliane Quintella

Dia de entrevista e dessa vez vamos conhecer um pouco mais sobre a autora Eliane Quintella! Amo esse quadro de bate-papo aqui no blog! Conhecer um pouco mais dessas pessoas incríveis que estão por trás da criação das histórias que amamos!

Eliane Quintella é autora parceira aqui do Reino de Papel e lançou recentemente o livro #Acredite (resenha aqui, vem conferir!).

Apresentação da autora

“Eliane acredita no poder das boas histórias, seja um suspense viciante ou um romance açucarado. Sabe que os contos de fadas são ainda mais mágicos e foi por isso que escreveu #Acredite.

É escritora apaixonada, leitora convicta e sabe que a arte é essencial ao ser humano e meio extraordinário de suportar a realidade. Mãe ursa de Ale e Zizi. Encontrou apoio incondicional para suas loucuras no seu parceiro e amor da sua vida, Luiz.

Come doces (no plural) diariamente e acha mesmo, como diz nesse livro, que o amor é a maior força que existe. Vive em São Paulo feliz da vida e apixonada por sua família e seus dois cachorros, Luke e Tina.”

*Informações retiradas da orelha do livro #Acredite.

Entrevista com a autora Eliane Quintella

Gente, a Eliane é maravilhosa e falou muita coisa! A entrevista está incrível, perfeita e longa como a gente gosta!

Para facilitar, a entrevista está separada em tópicos. Vamos lá!

Conheça Eliane Quintella

❤︎ Reino de Papel – Para começar, você pode se apresentar para os leitores. Fale um pouquinho sobre você e seu trabalho.

❤︎ Eliane Quintella – Como você, sempre fui apaixonada por histórias e me interesso por elas desde que me conheço por gente. Acho maravilhoso como a literatura, cinema e as séries de TV nos ajudam a viver vidas, experiências e sentimentos que talvez não tivéssemos se não lêssemos. O valor das histórias sempre é bem maior do que podemos calcular.

Pois é, as histórias sempre fizeram parte da minha vida e por isso eu sempre escrevi. Amo escrever. E também adoro filosofia e a arte. Não é maravilhoso experimentar tantas coisas só pela arte? Bom isso é um pouco de mim e do que eu sinto.

Trabalho como advogada, sou casada, apaixonada pela minha família e tenho dois filhos e dois cachorros.

Eu comecei a escrever desde que eu aprendi a ler, foi instantâneo. Sempre escrevi. Escrevia livrinhos e poemas quando pequena e publicava no Jornal do Bairro, até publiquei um poema dizendo que queria ser escritora quando crescesse, também fazia questão de ler minhas redações na escola… Amo histórias. Sempre amei.

Sempre escrevi e adoro poder escrever livros. Acho que nossas histórias podem muito mais pela mensagem que passam. Muito mais do que se estivesse sozinha por aí dizendo o que penso. São as histórias, com sua magia que podem transformar as pessoas ou ao menos fazê-las refletir de verdade.

Foi em 2010, quando quebrei o punho que comecei a escrever livros, já que antes escrevia contos, histórias curtas, pensamentos e poemas. Sendo obrigada a ficar de molho, nasceu Pacto Secreto e depois dele não parei mais. Tenho uma tendência de escrever suspenses, mas meus filhos não podiam ler esses livros pesados… rsrsrs

Aí o meu filho mais velho, Ale, me pedia um “livro que ele pudesse ler”, pois meus outros livros eram de suspense e mais adultos, então, já existia essa vontade de escrever um livro para que os dois pudessem ler. Inspirada no mundo mágico das crianças queria criar um mundo assim onde tudo que queremos com o coração profundamente pudesse instantaneamente tomar forma.

Foi assim que #Acredite nasceu e também seu mundo. Mas precisava muito mais que isso. Precisava passar a mensagem certa para quem lesse o livro, por isso para essa magia acontecer era necessário, é claro, acreditar e querer com o coração, mas também precisava da força que só a superação aos desafios nos dá. Queria que entendessem que os desafios da vida nos preparam para que fiquemos mais fortes e nos ajudam a conquistar aquilo que queremos de verdade. É claro que tudo isso é permeado por um romance lindo e muita aventura. Esse é #Acredite.

Como Eliane Quintella começou

❤︎ RP – Você sempre quis ser escritora? Ou houve um momento em que você percebeu que era isso que queria fazer?

❤︎ EQ – Acho que o Universo coloca sementinhas em nossos corações quando nascemos e nossa missão na terra é fazer essa vontade germinar, crescer e se concretizar. Eu senti essa vontade desde muito pequena. Escrevia histórias e poemas e gostava de publicar no Jornal do Bairro em que morava e ler minhas redações na escola.

Fui ficando mais velha e continuava com meu caderno de histórias e poemas. E um dia, quando quebrei o punho e fiquei de molho em casa (mas conseguia digitar) resolvi que deveria parar de guardar as coisas na gaveta, escrever e publicar um livro.

Se eu sentia que eu era escritora em meu coração, devia pelo menos, publicar um livro. Foi assim que publiquei Pacto Secreto e depois dele vieram muitos outros. Eu não quis estudar letras ou jornalismo, por isso me formei em Direito e hoje trabalho com Direito e consigo levar junto minha vida de escritora.

Sobre o livro #Acredite

❤︎ RP – O livro #Acredite traz um mundo de fantasia, de onde veio a inspiração para criar um mundo diferente da nossa realidade?

❤︎ EQ – Rsssss. A ideia do livro veio muito do próprio mundo atual. Busquei reproduzir o que eu vejo no mundo hoje em uma história de amor e fantasia. Peguei as pessoas obcecadas por leveza, por pensamentos positivos, mas que, por outro lado, tem uma vida leve e acreditam em si mesmas e transformei nos Braites.

De outro lado, eu quis pegar as pessoas que se acham vítimas do mundo, que sempre apontam a culpa para os outros e nunca acreditam serem responsáveis por nada na vida, mas que, por outro lado, são mais acostumadas as cruezas da vida, e, portanto, podem ser mais resilientes e criei os Lalulis.

No livro, separei esses povos, pois, no final, cada um quer mesmo andar com suas tribos, mas acrescentei a crença que também existe (mas exagerei e tornei um fato) de que pessoas baixo-astrais puxam as altos-astrais para
baixo. E por que não criar um casal apaixonado que não pode ficar junto?

Assim, começou a ideia do livro e depois em cima disso eu desenvolvi a história. Quanto aos livros que serviram de inspiração, eu acredito que foram os contos de fadas. Quis escrever um livro com uma mensagem universal, tal como um conto de fada e que pudesse passar mensagens importantes sobre a vida, o amor, e principalmente sobre a força que existe em se acreditar.

❤︎ RP – Esse livro foi o vencedor do The Wattys Awards em 2018 na
categoria Heartbreakers do Wattpad, como foi ter o seu trabalho reconhecido dessa forma? Enquanto escrevia a história, você já esperava por esse sucesso?

❤︎ EQ – Foi maravilhoso! Meu filho mais velho (com 6 anos na época), toda noite me dava o computador e me pedia para escrever, pois ele sabe que eu amo e também por que ele queria um livro que ele pudesse ler (meus outros livros são todos suspenses mais pesados).

Depois que terminei eu disse que inscreveria em um concurso. Ele amou a ideia e passou a perguntar todo dia se eu tinha ganhado e eu dizia que iria demorar. Daí começaram a divulgar as listas, primeiro a long, depois a short e finalmente os vencedores! Ele acompanhou tudo e acho que acreditou tanto que trouxe o prêmio para mim.

❤︎ RP – Uma curiosidade: achei genial a ideia do título do livro com hashtag, como você teve essa ideia? Pode falar um pouco sobre a escolha do título?

❤︎ EQ – Eu queria que meu livro passasse uma mensagem sobre a força do amor e da fé para meus filhos. Mas não qualquer fé, a fé que temos que ter em nós mesmos, na vida e no Universo para seguirmos adiante depois de cada fracasso. Aquela fé grande que te faz acreditar de verdade e seguir adiante.

Como a ideia do livro era para passar a mensagem de Acreditar. Imaginei que deveria vir com hashtag e deveria se chamar Acredite. Também a música que me inspirou fala sobre isso. A música que me inspirou a
escrever o livro e que está na contracapa do livro é: I Have a dream do ABBA. É uma música antiga, mas ela representa exatamente meu sentimento no livro.

Queria escrever um livro que desse força para as pessoas, especialmente as crianças e adolescentes, irem atrás dos seus sonhos, essa força que só existe nos contos de fadas. Entende? Na música se diz que se quer cantar uma música para isso. Eu quis escrever um livro que desse esse tipo de inspiração para quem o lesse.

Sobre a escrita

❤︎ RP – Você tem algum ritual para o momento em que vai escrever? Pode falar um pouco sobre como é o seu processo criativo?

❤︎ EQ – Não é bem um ritual. Mas quando estou escrevendo, busco ir em algum lugar calmo e mergulhar de cabeça na trama. Como eu trabalho, acaba sobrando os almoços, as noites e os finais de semana. Quanto ao processo criativo, eu começo com uma ideia que me encanta e depois deixo ela crescer. Ler e escutar sobre filosofia e espiritualidade me ajudam muito também. Tudo que tenho curiosidade é fermento para minha inspiração.

Sobre o futuro

❤︎ RP – Com esse sucesso da publicação de #Acredite, tenho certeza que será somente o começo. Pode nos contar seus planos para o futuro? Já tem planos para mais histórias ou haverá alguma continuação de #Acredite? Pode deixar alguma novidade por aqui? 

❤︎ EQ – Torço para que isso aconteça. Vou continuar escrevendo sempre e sempre, pois eu amo, independentemente de qualquer coisa. Tem uma ideia que está me namorando a algumas semanas, mas estou esperando ela ganhar mais forma para eu começar meu próximo livro.

Adianto que será uma história sobre amor e luta e com muito drama humano, mas não será infanto-juvenil como #Acredite, acho que farei
ela para new adult.

Inspirações

❤︎ RP – Gostaria de saber qual autor (ou autores) você admira ou tem como
referência, pode nos falar?

❤︎ EQ – Sim, Clarice Lispector foi de uma grande inspiração. Bom, ela é uma das minhas favoritas sem dúvida. Fernando Pessoa também foi uma grande
influência, assim como Machado de Assis e Nelson Rodrigues. Mas li demais Agatha Christie também.

Recomendo a leitura do Pequeno Príncipe, é um livro surpreendente e que fala com sua alma. Recomendo também Laços de Família da Clarice Lispector pela maneira surpreendente que desvenda o humano. Recomendo também o Alquimista de Paulo Coelho pela mensagem linda que transmite. E Dostoiévski é poderoso e trata como ninguém com os
grandes dramas humanos.

Curiosidade docística (haha)!

❤︎ RP – Na orelha do seu livro encontramos informações sobre você. Eu, como apaixonada por doces (no plural também rs) fiquei interessada nessa parte e curiosa para saber qual seu doce favorito! O meu é doce de leite, qual é o seu?

❤︎ EQ – Tudo que vai leite condensado. Rssss. Não consigo ficar um dia sem comer doces… normalmente ataco de doce de leite, sorvete ou chocolate. rssss

(RP – me identifiquei! Amo leite condensado também e não passo um dia sem doce haha)

Sobre as dificuldades

❤︎ RP – Sabemos que o momento editorial no Brasil encontra-se em um momento bastante complicado. Qual você diria que é a maior dificuldade em escrever e publicar um livro?

❤︎ EQ – Imagino que para cada escritor seja uma dificuldade diferente. A minha dificuldade maior no momento é tempo. Como trabalho em uma multinacional, tenho dois filhos e dois cachorros, sobra pouco tempo para escrever, mas preciso me virar nos 30 para encontrar tempo e sempre dou um jeito, pois amo muito escrever.

❤︎ RP – Qual conselho você daria a um escritor iniciante ou que ainda está apenas naquela fase de sonhar em escrever um livro?

❤︎ EQ – Minha dica sempre foi solte a franga. Pare de se preocupar com o livro, você e os outros e saia escrevendo o que vier na sua cabeça. Depois você volta e corta o que não interessar. E escreva algo que você curta de verdade. E escreva com a sua alma.

Não importa quão louco pareça seu sonho, seguir o coração é sempre a melhor opção.

Sei que é difícil, queremos sucesso para ontem, mas tocamos cada pessoa que lê o que escrevemos e isso tem um valor que não calculamos. É isso que importa de verdade. Se te faz feliz, vá em frente e escreva sempre. Se é o que grita no seu coração. Não pare. Continue. Sempre e sempre. Pode demorar, por isso não deixe de aproveitar o caminho. E lembre-se o que vale é o que você tocou com suas palavras.

❤︎ RP – Alguma mensagem final para os leitores?

❤︎ EQ – Espero que curtam #Acredite. É uma história toda cheia de amor e fé. Feita do meu coração para o seu coração.

Entrevista incrível, não é mesmo? Eu amei e espero que você tenha gostado também!

Você pode conferir outras entrevistas que já rolaram clicando aqui!

Informações sobre a autora

Eliane Quintella tem vários livros publicados na Amazon, clique aqui para conferir.

Seu mais recente lançamento é o livro #Acredite:

Você pode acompanhar o trabalho da autora Eliane Quintella em seu perfil no Instagram.

E aqui tem a resenha de #Acredite!

Beiijos e até mais!

12 comentários

  • Alessandra

    Recentemente divulguei a obra dessa escritora no meu blog, e posso afirmar que é uma mora a escrita dela. Conhecer um pouco mais dessa pessoa aqui foi muito valioso, Por isso gostaria de saber se posso postar alguns trechos desta entrevista no meu blog.

    • Carol Cavalcanti

      Oi, tudo bem?
      Desculpe a demora em responder, tive um pequeno acidente e torci o joelho. Por isso fiquei um tempinho em repouso.
      Pode postar trechos da entrevista, sim! Só peço que coloque os créditos e o link para o meu blog ❤️
      Vou adorar conferir o seu post e a Eliane merece muito que sua obra seja divulgada ❤️
      Beijos 😘

  • Debora Sapphire

    Que delícia poder conferir essa entrevista maravilhosa com uma das autoras parceiras do blog Arte da Literatura também. Nesse começo de ano, foi uma prazer imenso poder entrevistá-lá também. Eu adorei a sua entrevista super caprichada e conhecer mais a respeito da autora. Achei tudo ótimo mesmo! Meus parabéns! Seu cantinho do blog é muito lindo.

  • Erika Monteiro

    Oi, tudo bem? Que entrevista mais incrível. É muito legal quando podemos ter mais contato com autores que admiramos tanto. Conheci o livro dela e achei a premissa instigante principalmente por todos os elementos que ela conseguiu reunir ao longo da obra. E a edição? Está simplesmente perfeita! Um abraço, Érika =^.^=

  • Garoto de Outro Planeta

    Oi! Eu já vi resenha desse livro Acredite em um monte de blogs que eu conheço, mas ainda não tive condições nem tempo de ler, mas a premissa parece muito interessante!

    Que legal você ter trazido uma entrevista com a autora, eu sempre gosto dessas coisas e também de conhecer detalhes dos bastidores.

    Abraços <3

  • Isa Santos (@leportraitdeisa)

    Eu simplesmente AMO entrevistas, conhecer mais sobre os autores ou qualquer outra pessoa que faça algo realmente incrível sempre me deixa super empolgada! Adorei que ela é uma fascinada por doces, eu também sou hahaha Entrevista muito legal com muita coisa relevante, a Eliane parece ser uma pessoa super simpática! Parabéns pela entrevista!! <3

  • Joyce

    Ah, que legal a entrevista. Adorei tanto as perguntas como as respostas. Acho tão bom esse espaço dado para conhecer melhor os autores nacionais, valorizando a literatura brasileira. Bjusss

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *