Reflexão

50 dias para o fim do ano: como estão suas metas?

Metas de 2018! Você faz listas desse tipo? Esse ano eu fiz. E como 2019 está logo ali, pensei em verificar como me saí. Será que ainda dá para realizar algo em 2018? O ano parece ter passado tão rápido!

Em 2017 passei por algumas situações um pouco complicadas e fiz essa lista de coisas que eu realmente tinha vontade de realizar. Ainda nem tinha esse blog, inclusive (spoiler!) essa era uma das minhas metas!

Pensei em verificar como está a lista que eu fiz lá no comecinho do ano de coisas que queria alcançar esse ano, ver quantas eu conquistei e o que ainda é possível realizar até o fim do ano.

Vem ver comigo o que tinha nessa lista, quantas metas eu conquistei e o que ainda é possível realizar até o fim do ano. Quem sabe te anima a correr atrás de algo da sua lista?

Minha lista de metas

Essa foi a minha lista:

 

Eram oito itens, desses eu já realizei três: viajei para Buenos Aires, voltei a escrever e investi em um negócio meu.

Alguns itens estão se encaminhando também: estou no processo para tirar a carteira de habilitação, no momento finalizando as aulas de direção. Dependendo de quando será minha prova e como me sairei, talvez eu tenha minha CNH até o fim do ano! Consegui guardar algum dinheiro, mas ainda longe do necessário para um carro.

Quanto a me tornar vegetariana… Digamos que estou em uns 75% desse processo (rsrs). Como bem menos carne e muito mais verduras que antes e aprendi a cozinhar alguns pratos. Mas a falta de tempo ainda me impede de avançar nessa meta. Além disso, sendo sincera, continuo com o mesmo problema das outras vezes que tentei: comer fora é complicado. Pizza, sanduíche e afins são meu grande problema… Vou tentar me engajar mais nisso, mas com certeza estará na minha lista de 2019…

Também queria terminar de mobiliar meu apartamento, mas essa meta eu meio que deixei de lado mesmo pois tive outras prioridades. Comprei dois desses itens aí, ainda estou pensando se vou comprar os outros. Pois estou com cada vez mais vontade de mudar de cidade novamente, então não tem sentido comprar móveis novos para ir embora logo.

Acho que até fui bem, né? Mas devemos considerar que fui bem realista com as metas que propus. A única coisa mais “louca” aí foi a viagem, as outras eram bem possíveis. Isso é importante ao criar uma lista de metas, pois não adianta colocar mil itens ou coisas que você não poderá realizar.

Mas agora vamos falar do que podemos fazer para ainda realizar metas em 2018?

O que impede que a pessoa realize suas metas?

No início do ano nos sentimos motivados a traçar metas e sonhos a realizar, se exercitar mais, fazer dieta, mudar de emprego…

Independentemente dos objetivos, muita gente chega ao fim do ano sem conseguir cumprir o que se propôs a fazer. Consigo pensar em 5 motivos que impedem a realização dessas metas.

1 – Falta de tempo

Se há algo realmente democrático nessa vida é o tempo. Todos temos as mesmas 24 horas no dia e cabe a cada um decidir o que fazer com esse tempo. Porém, o que acaba acontecendo é que colocamos tantas atividades em nossa agenda que parece que o tempo é mais curto do que deveria! Gastamos tanto tempo com tarefas e compromissos que não sobra tempo para fazermos as coisas que gostaríamos.

No entanto, se queremos realmente realizar algo devemos colocar isso como prioridade. Arranjar um tempo para o que queremos é algo que só nos fará bem. Reorganizar a agenda, identificar onde estamos gastando mais tempo que o necessário e eliminar o que desperdiça nosso precioso tempo.

No meu caso, preciso me reorganizar para que sobre um tempo à noite e eu possa preparar o que vou comer no dia seguinte para que assim me alimente de forma mais saudável e alcance minha meta de ser vegetariana. De quebra ainda vou economizar cozinhando!

2 – Medo

Apesar de gostar de mudanças eu sou uma pessoa um pouco relutante em aceitar o novo. Resumindo, sou uma contradição: gosto de mudar, mas tenho medo do novo. Doida!

Porém sentir medo do novo é algo natural, só não podemos paralisar diante desse medo. Se não enfrentarmos isso nunca iremos avançar.

Talvez na minha lista de metas para 2019 eu coloque a mudança de cidade, Para realizar isso terei que enfrentar esse medo. Mas algo que sempre me motiva a continuar em frente é lembrar que coragem não é a ausência de medo, mas sim seguir apesar do medo.

3 – Falta de dinheiro

Bom, esse é um tópico um pouco complicado. Falta de dinheiro muitas vezes é um empecilho para realizarmos nossas metas. No meu caso, eu pretendia mobiliar meu apartamento. Mas outras coisas surgiram e tive que priorizar o que fazer com o que tinha. Resultado: os móveis ficaram para depois.

No entanto, a falta de recursos não pode ser nosso limitador definitivo, devemos encarar como algo a ser contornado. Sentar, analisar e planejar são a chave para resolver.

Talvez iniciar algo alternativo para um fonte de renda extra, há muitas opções. Desde vender brigadeiros na escola até fazer alguns serviços temporários.

4 – Falta de confiança

Falta de confiança nem sempre se relaciona com medo. Tem mais a ver com não acreditar em si mesmo para realizar algo. Esse é um tópico que pode ser muito limitante, mas é necessário confiar no que podemos fazer. As dificuldades existem, mas podem ser superadas.

Aqui entra muito também a questão do talento. Muitos acreditam que não nasceram com talento para fazer algo que sonham em fazer. Acontece que esse tal de talento pode ser conquistado também!

Sim, algumas pessoas têm mais facilidade para fazer determinadas coisas, mas isso não é o suficiente. Se essa pessoa não treinar para fazer isso ficará para trás da mesma forma.

Digamos que seu sonho é ser desenhista. Aí você pensa “não tenho talento para isso”. Pronto, já se sabotou antes mesmo de começar… O que fazer então? Começa a rabiscar! Assiste algumas aulas, treina técnicas. Talvez você tenha mais dificuldade que outra pessoa, talvez tenha que se dedicar mais, porém com o passar do tempo desenhar vai se tornar natural, pois você já se habituou a isso. E pronto, olha quem tem talento para desenhar agora!

5 – Esse não é o momento

Essa eu vejo como uma desculpa clássica. Acredito que se ficarmos esperando pelo momento certo para realizar nossos sonhos nunca faremos nada. Quanto antes começarmos melhor. Não importa o que seja, só comece. O momento é agora. Há um tempo atrás postei essa foto no Instagram com a frase “Daqui há um ano você vai desejar ter começado hoje” e acredito muito nessa frase. Isso é algo que aprendi no livro Girlboss, que conta a história de Sophia Amoruso (livro incrível). Me fez ter vontade de tirar meus sonhos do papel já, pra ontem!

Aliás, já me segue no Instagram? Vai lá, tem muita coisa legal e a gente pode conversar sempre!

[instagram-feed]

 

Então como atingir minhas metas?

Agora que já vimos os possíveis motivos (ou desculpas) para não atingirmos nossas metas vamos ver 4 passos que podemos seguir para realizar o que desejamos.

1 – Ter um objetivo claro e definido

Estabelecer a meta é o primeiro passo, pois a partir dela podemos nos planejar quanto à melhor forma de atingi-la. Colocar no papel o que você deseja já te faz clarear a mente e visualizar sua meta.

Nesse momento é bom ser claro, específico e não economizar no sonho. Porém sendo realista.

2 – Colocar a mão na massa

Só colocar no papel não adianta, o seu sonho não vai se materializar só porque você escreveu em um pedaço de papel. Então, após o planejamento, chegou a hora de começar a trabalhar pelo seu sonho!

Então, libere um tempo na agenda para priorizar sua meta e siga o planejamento, mas esteja pronto para se adaptar ao que aparecer pelo caminho. Nem tudo sai 100% como o planejado.

3 – Peça feedback

Uma ideia que é sempre bom seguir é contar para alguém o que você está fazendo ou gostaria de fazer para que assim essa pessoa possa lhe “cobrar” o seu progresso e avaliar o que você já fez.

Essa dica eu confesso que ainda não sigo. Por exemplo, poucos amigos meus sabem da existência desse blog. O motivo principal é minha timidez (rsrs). Contei apenas para dois amigos que às vezes me passam suas opiniões.

Mas (conselho para mim mesma) essa é uma parte importante, pois nos possibilita saber em que estágio estamos. Uma opinião estratégica de alguém em quem você confia pode ajudar a entender os erros e acertos e guiar para qual direção deve seguir.

4 – Ser flexível

Como eu disse ali em cima, geralmente as coisas não saem 100% como o planejado. Mas isso não precisa ser uma coisa ruim necessariamente. Todos conhecemos histórias de pessoas que encontraram seu caminho justamente em momentos de crise.

Então, se algo sair do planejado ou der errado, calma, respira e pensa como continuar. Às vezes mudar de rota pode ser a melhor decisão a ser tomada.

Ainda dá para cumprir metas em 2018?

Dependendo do que você planejou, dá sim!

No meu caso, talvez eu ainda consiga chegar ao final do ano com minha CNH em mãos! Ainda posso continuar guardando dinheiro e até poderia comprar alguns móveis para o apê, mas essa é uma meta que no momento não faz mais tanto sentido para mim.

Analise o que você gostaria de fazer e escolha pelo menos uma meta (que seja possível) e se concentre nela. Planeje, coloque a mão na massa e termine o ano com chave de ouro!

Me conta aí como está a sua lista de metas de 2018, vou adorar saber das suas realizações ou te ajudar a conquistar as que ainda não conseguiu!

Beijos, até mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *