Reflexão,  Resenha

Resenha: Você – Vamos falar sobre relacionamento abusivo?

A série Você está fazendo um grande sucesso desde que estreou na Netflix. Além de entreter, traz uma chance de refletir também.

Em Você, conhecemos a história de Joe e Beck. Ao avistá-la, Joe se encanta e então faz o que muitos de nós fazemos: aquela investigação no perfil do crush nas redes sociais. Vai dizer que nunca fez isso?

A diferença aqui é que nós geralmente paramos por aí. Mas Joe vai além, faz uma investigação detalhada e chega inclusive a descobrir o endereço de Beck e passa a observá-la.

Isso nos nos leva a primeira reflexão: o quanto nos expomos nas redes sociais e o que revelamos com isso. Beck é extremamente ativa nas redes sociais e não parece se preocupar muito com segurança virtual (como muitos de nós).

É um pouco assustador ver com que facilidade ele descobre coisas que eu nem imaginava a partir de uma foto no Instagram.

E ele não usou nenhum programa específico ou algo de hacker, foi puro Google mesmo rsrs

Após isso, a história se desenrola em torno de tudo o que Joe faz para ser notado por Beck e se tornar o homem ideal para ela (na verdade, no que que ele acredita que ela precisa), com base nas informações que ele tem sobre ela.

Outro ponto interessante aqui é o fato de que torcemos por ele. Pois é, sabemos o que ele está fazendo, mas ele parece tão preocupado e apaixonado que acabamos torcendo para que eles fiquem juntos…

Assim, ele acaba por conquistá-la. Porém, ele considera as atitudes de Beck erradas e prejudiciais para ela, o que o faz ter que “consertar” a vida dela.

Aqui chegamos ao ponto.

Algo muito interessante nessa história é que Joe é encantador de uma forma diferente, o que nos faz vê-lo sob uma ótica positiva e romântica. Inclusive o próprio ator se manifestou no Twitter para pedir que as pessoas parassem de dizer o quanto queriam ter um Joe em suas vidas.

Como ele disse, estavam romantizado um relacionamento claramente abusivo. Acontece que não é tão claro assim.

Meu último relacionamento foi abusivo, então posso dizer o quanto essa situação mexe com a nossa mente. Quando alguém de quem você gosta e confia te diz que seus atos são errados, sua vida e sua forma de ver o mundo são incorretos, você pára e ouve. Mais do que isso, você atende ao que a pessoa está falando.

Assistindo à série nós, espectadores, simpatizamos com Joe e chegamos a pensar que ele só quer cuidar dela. Imagine a pessoa que é alvo de todas essas ações de “cuidado”?

Joe é manipulador, quer consertar Beck, afastá-la de pessoas que ele considera ruins ou inadequadas e guiar os passos dela rumo ao caminho que ele considera certo.

Sem mencionar os crimes que ele comete para “protegê-la”…

Por experiência digo: é difícil perceber em que ponto deixa de ser um cuidado e passa a ser um abuso. Quando você percebe já está tão envolvida que não tem mais identidade própria.

É muito necessário falar sobre isso na literatura, mas tomando o cuidado de não romantizar a situação. Pois só conhecendo bem um assunto podemos reconhecer e combater.

Essa série é baseada no livro com o mesmo nome da autora Caroline Kepnes. Ainda não li, mas agora quero ler para saber um pouco mais. Caso queira adquirir também Para adquirir na Amazon clique aqui, e na Saraiva aqui

O que você acha da abordagem desse tema nos livros e séries? Tem mais exemplos?

Beijos e até mais 🙂

11 comentários

  • amantedaartedaliteratura

    Achei bem legal você ter feito uma resenha dessa série, porque eu ainda não conhecia e agora já fiquei sabendo um pouco sobre ela. Realmente, é muito interessante abordar assuntos como esses que nos levam a refletir. Eu mesmo sou muito reservada com relação a minha vida pessoal, então uso bem pouco minhas redes socias, se o fim não for para trabalho com o objetivo de promover ou divulgar algo. E isso é raro em um mundo onde todos se expõem nas redes sociais o tempo todo. E concordo sobre o assunto do abuso que você citou, me fez lembrar entre outras coisas graves e que as pessoas acabam romantizando, e eu acho super errado isso. Gostei muito do post! Parabéns😊

    • carolcavalcanti

      Fico muito feliz que você tenha gostado ❤️ Realmente é muito difícil encontrar atualmente quem não exponha sua vida nas redes sociais e muitas vezes fazemos isso sem perceber que pode se tornar perigoso por ser uma fonte de informação para quem deseja fazer algo errado. Por isso é importante falar sobre esses assuntos, né? Para que as pessoas conheçam e possam refletir antes de se expor.

  • Fê Akemi

    Oie!!
    Eu comecei a assistir, mas não levei adiante. Não que seja uma série ruim, pelo contrário, acho que eu que não estou no momento certo. Mais pra frente vou retornar e ler o livro também.
    Acho bem assustador uma situação como essa e não tem como ficar indiferente. Também fiquei assustada com a facilidade com que ele chegou em Beck, com uma simples pesquisa. Mostra o quanto deve-se tomar cuidado com as redes sociais.
    Gostei muito do post e me deu ânimo para voltar a assistir a série.

    bjs

    • carolcavalcanti

      Fico feliz que tenha gostado. Realmente é assustador perceber a facilidade com que ele encontrou todas as informações que precisava a partir de fotos postadas…

  • Luana

    Eu não tenho interesse nessa serie, e fico muito feliz em ver que o autor tem consciência de que o tema tem que ser discutido, e não romantizado.
    Já tive um stalker na minha vida, e porque ele era uma pessoa bem educada e respeitosa, ninguém achava nada demais as investidas dele. NÃO adiantava dizer que não gostava, ele sempre voltava a me importunar de tempos em tempos.
    Devemos parar de aceitar comportamentos assim como esse fossem normais ou bonitos. Não são.

    • carolcavalcanti

      Realmente é muito importante debater esse assunto e não romantizar. Parece difícil entender que Não é Não! Não importa se ele parece ser uma boa pessoa e todos apoiam… Se a pessoa não está a fim não adianta forçar. Só debatendo e deixando bem claro é que vamos ter uma chance de conscientizar quem precisa.

  • Wingardium Livros

    Eu acho importantíssimo tratar desse tema. Já passei por um relacionamento abusivo também e na época eu achava que estava errada na história… Só quem passa sabe desse sofrimento, e nossa função aqui é alertar as pessoas para que isso nunca mais se repita!

    Ótima resenha :*

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *