Organização

Qual a agenda ideal?

Imagina a cena: você decide se organizar melhor e pensa “preciso de uma agenda para organizar meu dia”. Ok. Então você vai à papelaria em busca da sua agenda ideal. E aí surge o problema… São tantas opções de modelos e propostas diferentes… Qual será melhor para o que você precisa?

Vamos entender um pouco mais sobre cada modelo? Isso pode ajudar a encontrar a sua agenda ideal!

Agendas costuradas

É a mais comum e, sendo assim, também a mais fácil de encontrar. Você pode encontrar várias opções, das mais profissionais e sóbrias às coloridas e decoradas, e, claro, apresentam grande variação de preços também.

É uma agenda fixa, ou seja, nela você não consegue muda a ordem das páginas nem adicionar mais folhas (a não ser com “truques”, como colagens de páginas extras). Geralmente vem com calendário mensal no início de cada mês.

Pode ser diária, semanal ou mensal.

Agenda diária: É a mais tradicional e tem uma página por dia, o que normalmente a faz ser bem volumosa e, dependendo do modelo, não muito prática para carregar na bolsa. Ela é uma boa opção para organizar compromissos com hora marcada, pois geralmente tem a divisão do dia em horas (como na imagem abaixo).

Agenda semanal: Nesse modelo, cada semana ocupa duas páginas, sendo assim, costuma ser menor e mais fácil de levar no dia a dia. Um ponto positivo é que com ela podemos ver a semana inteira de uma vez. Assim, temos uma boa perspectiva de como será a semana. No entanto, o espaço para escrever é um pouco menor que na agenda diária. Portanto é preciso ser mais direto ao fazer anotações.

Agenda mensal: É um modelo prático para planejar os compromissos e lembretes do mês inteiro. Dependendo do modelo, vem com uma página ou duas para cada mês.

Agendas em fichário

Esse modelo é um pouco mais difícil de encontrar e geralmente são mais caras que as costuradas. O mais legal nesse tipo de agenda é que podemos alterar a ordem e até inserir ou remover folhas.

Se você já usou fichário na escola deve estar familiarizado com a ideia, só que em versão menor. Assim como era no fichário, as argolas podem atrapalhar um pouco na hora de escrever, mas isso se resolve facilmente retirando a folha para anotar.

É totalmente customizável, então dá para acrescentar divisórias, capas, bolsas plásticas e o que você imaginar (basta fazer os furos). Ideal para quem precisa organizar muitas coisas em um só lugar, só precisa dedicar um tempinho para furar as folhas e organizar.

Agenda em caderno

Essa é a opção mais barata e acessível! Você pode usar qualquer tipo de caderno, basta escrever as datas e organizar como for melhor. Pode ser usada em formato de diário, assim nenhuma página ficará em branco. Ou você pode adotar o sistema de Bullet Journal.

Nesse modelo não é possível alterar a ordem das páginas depois de pronta, mas como a agenda vai sendo construída dia a dia ou semana a semana, podemos inserir uma nova página ou alterar o estilo, decoração, o que quiser, de acordo com o seu humor no momento (rsrs). É a agenda que tenho preferido utilizar no momento e tem atendido muito bem às minhas necessidades.

Quando estou mais empolgada e tenho tempo ela fica mais decorada, colorida. Quando estou em uma semana corrida, fica mais básica.

Algo que você pode fazer para decidir se o melhor para você é uma agenda diária, semanal ou mensal é testar!

Antes de escolher definitivamente a sua, imprima um modelo disponível na internet e use por uma semana, mais ou menos. Assim terá uma ideia de qual atende melhor suas necessidades.

Agenda e planner para baixar

É bem fácil de encontrar. mas eu separei alguns links que achei mais bonitos e práticos:

Planner semanal Reino de Papel: vou começar indicando o modelo disponível aqui no blog, né?! (rsrs). É um modelo básico e minimalista que fiz com muito carinho. Espero que você goste também!

Não me mande flores: Uma opção bem minimalista, o ponto positivo é que não vai gastar muita tinta na impressora e você pode customizar desenhando. Tem a versão mensal, semanal, diária e anual!

Enfim, resolvido: Esse é bem completo, tem calendário, planejamento mensal, planejamento semanal, planejamento financeiro e outras coisas. É todo em preto e branco, layout bem moderno, mas dá pra escolher algumas opções diferentes de capa na hora de imprimir.

Eu organizado: Minimalista também, mas tem um espacinho até para escrever suas conquistas diárias e uma frase motivacional na capa 🙂

Gaveta Mix: Esse site tem planners pagos, mas eles disponibilizam essa opção grátis para download que é superútil. Ele é bastante personalizável.

Painel Pinterest: Tenho uma pasta no meu Pinterest pessoal em que salvo várias coisas relacionadas ao assunto, inclusive uma pasta só de planners e agendas. Dá uma olhada lá, tem muita coisa interessante!

Mais uma coisa: suas necessidades podem mudar com o tempo. Assim como a nossa rotina sempre muda, nossas prioridades também. Assim, outras formas de organização são necessárias. E isso é muito bom! Então a dica é experimentar e mudar quando sentir que é necessário.

Espero que essas informações ajudem a iniciar ou melhorar o seu processo de organização. Com o tempo você vai perceber o que funciona melhor e o que deve ser adaptado para a sua realidade.

Me conta aí, que tipo de agenda você prefere?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *